Uma das maiores cidades da Ucrânia, Lviv é Património Mundial da UNESCO desde 1998 e está neste momento a proteger as suas estátuas do centro histórico com fibra de vidro e espuma. O objetivo é prevenir que eventuais ataques das tropas russas à cidade — a cerca de 80 quilómetros da Polónia — danifiquem aquilo que é um património cultural de enorme valor.

A precaução redobrada surge depois de o exército russo ter destruído um museu na cidade de Ivankiv, a cerca de 80 quilómetros de Kiev. O museu era casa de 25 obras da pintora ucraniana Maria Primachenko. Segundo a sua bisneta, dez dos quadros terão sido salvos graças à ação de um ucraniano que entrou no edifício em chamas.

Também nas janelas de algumas igrejas e museus foram colocadas placas de madeira e metal, com o intuito de proteger os vitrais desses locais. A Câmara Municipal de Lviv está a contar com o apoio de restauradores da Polónia para encontrar os materiais mais adequados e resistentes ao fogo para serem usados na proteção do património da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR