O Sporting confirmou esta terça-feira a qualificação para os oitavos de final da Liga Europeia de andebol, com um triunfo na receção aos franceses do Nimes Gard, por 32-30, marcando encontro com os alemães do Magdeburgo na próxima fase.

O jovem lateral sportinguista Francisco Costa, de apenas 17 anos, foi o melhor jogador em campo, ao apontar um total de 11 golos durante o jogo, seguido do egípcio Mohamed Sanad, com oito, e do francês Quentin Minel, com cinco, ambos jogadores do Nimes Gard.

A turma ‘verde e branca’ entrou em campo já qualificada, devido ao desaire dos gregos do AEK Atenas frente aos macedónios do Eurofarm Pelister (30-19), avançando como o quarto posicionado do Grupo D, com 11 pontos, os mesmos dos suíços do Kadetten.

Embora derrotado nesta partida, o Nimes Gard terminou o agrupamento na liderança, com 12 pontos, os mesmos do Eurofarm Pelister, enquanto as duas equipas eliminadas no grupo foram o AEK Atenas, com oito pontos, e os húngaros do Tatabanya, com seis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O conjunto gaulês começou mais forte e chegou aos 4-1, uma vantagem rapidamente anulada pelo Sporting, ’embalado’ por Francisco Costa, reequilibrando o resultado no marcador durante alguns minutos, até o Nimes Gard voltar a ‘disparar’, em vantagem.

Os forasteiros estavam aparentemente confortáveis, com cinco golos de diferença (10-15) e com o guarda-redes Rémi Desbonnet a transmitir muita segurança na baliza, mas a formação ‘leonina’ encetou uma grande recuperação e regressou à discussão do jogo.

Perante a inércia contrária, os sportinguistas conseguiram mesmo igualar (17-17), mas um tento de Luc Tobie, no derradeiro segundo para se jogar na primeira parte, colocou o Sporting com uma desvantagem tangencial para a etapa complementar do encontro.

Depois de um longo período de parada e resposta no marcador, os ‘leões’ conseguiram mesmo alcançar a vantagem (23-22), através de um livre de sete metros apontado por Francisco Costa, e consolidaram-na de imediato pelo dinamarquês Jonas Tidemand (24-22).

Com avanços e recuos na margem, que nunca foi superior a dois tentos, o Sporting chegou ao último minuto da partida a vencer por 31-29 e, muito galvanizados pelo público no Pavilhão João Rocha, os ‘leões’ souberam aguentar a preciosa vantagem, com muita ‘arte e engenho’.

O egípcio Mohamed Sanad ainda reduziu para o Nimes Gard, com 40 segundos para se jogar, mas o espanhol Carlos Ruesga sentenciou o primeiro triunfo ‘leonino’ diante dos franceses (32-30), um bom indicador para a fase dos oitavos de final da Liga Europeia.

Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Sporting – Nimes Gard, 32-30.

Ao intervalo: 17-18.

Sob a arbitragem dos romenos Bogdan Stark e Romeo Stefan, as equipas alinharam e marcaram:

  • Sporting (32): Manuel Gaspar (1), Carlos Ruesga (2), Mamadou Gassama (1), Jonas Tidemand (4), Francisco Costa (11), Salvador Salvador (3) e Martim Costa (3). Jogaram ainda Josep Folqués (2), Edmilson Araújo (1), Jens Schongarth (1), Francisco Tavares, Erekle Arsenashvili (1), Natán Suárez (2), Matevz Skok e Yassine Belkaid.

Treinador: Ricardo Costa.

  • Nimes Gard (30): Rémi Desbonnet, Julien Rebichon (2), Michael Guigou, Mohamed Sanad (8), Henrik Jakobsen (4), Luc Tobie (2) e Quentin Minel (5). Jogaram ainda Quentin Dupuy (2), Tom Poyet (3), Kosuke Yasuhira (1), Mathieu Salou (3), Gueric Vincent, Damien Gibernon e Teodor Paul.

Treinador: Franck Maurice.

Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.