John Bercow, que até 31 de outubro de 2019 exercia a função de speaker no parlamento britânico, foi agora condenado a não poder entrar, durante o resto da sua vida, no parlamento, devido a acusações de bullying.

As denúncias partiram do ex-secretário da Câmara dos Comuns Robert Rogers e dos secretários Kate Emms e Angus Sinclair. Segundo a ABC, um Painel de Investigadores Independentes concluiu que 21 das 35 acusações iniciais foram confirmadas. Os atos de bullying praticados pelo antigo speaker vão desde insultos aos seus funcionários até ao lançamento de objetos contra os mesmos.

A conduta do inquirido foi tão grave que, caso fosse membro do parlamento, determinaríamos a sua expulsão por resolução da câmara [dos comuns]. Sendo assim, recomendamos que nunca se lhe permita um passe para o parlamento”, é explicado nas conclusões do inquérito.

John Bercow foi qualificado pelo painel como um “mentiroso e assediador em série, e o seu comportamento desceu muito abaixo daquilo a que o público tem direito de esperar de qualquer membro do parlamento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grito de “Order!” nunca mais será o mesmo. John Bercow pelos olhos dos seus biógrafos

O antigo speaker do parlamento britânico afirmou num comunicado nunca ter “intimidado ninguém, em nenhum lugar, em nenhum momento e de nenhuma maneira“. John Bercow teceu ainda críticas à investigação, afirmando tratar-se de uma paródia da justiça baseada em rumores e preconceitos.

Contudo, segundo explicou ao The Guardian o Tenente General David Leakey — que realizou uma das queixas contra Bercow e que foi testemunhas em outras das queixas — o antigo speaker não podia estar a criticar um sistema que consolidou durante 11 anos.

“Ele comandou a comissão da Câmara dos Comuns. Houve vários relatórios sobre bullying. Se o processo que está em curso é defeituoso do seu ponto de vista, então ele fracassou durante 11 anos na implementação de um processo adequado e pode culpar-se por isso”, explicou David Leakey.

John Bercow juntou-se ao Partido Trabalhista depois de abandonar o cargo de speaker, mas foi entretanto suspenso do partido. Professor de política na Universidade Royal Holloway, John Bercow foi diretor da Universidade de Essex até ao ano passado.