A exclusão da Rússia do apuramento para o Mundial de râguebi 2023 não vai afastar Portugal da corrida, após terem sido atribuídos esta quinta-feira quatro pontos a todas as seleções que ainda tinham de defrontar os russos.

Na prática, a World Rugby decidiu manter todos os resultados da Rússia nos sete jogos anteriormente disputados e punir os ursos com falta de comparência nos três encontros que lhes restavam, após a suspensão aplicada devido à invasão militar à Ucrânia.

O organismo que tutela o râguebi a nível mundial decidiu ainda que serão atribuídos quatro pontos às seleções que beneficiam da falta de comparência russa, e não cinco pontos, correspondentes a uma vitória com ponto de bónus ofensivo.

A decisão faz do Espanha-Portugal, no domingo, em Madrid, uma autêntica final pelo apuramento direto para França2023, uma vez que as duas seleções ibéricas ficam empatadas no segundo lugar do apuramento, com 25 pontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para se qualificar diretamente, Portugal precisa de vencer em Espanha, no domingo, e esperar que nem a Roménia, no sábado, nem a Espanha, em 20 de março, derrotem a Geórgia nos encontros frente ao líder da qualificação.

A Geórgia segue em primeiro lugar e, após a decisão da World Rugby, divulgada esta quarta-feira em comunicado, já está apurada e precisa apenas de mais um ponto para o fazer em primeiro lugar.

Já a Espanha, qualifica-se automaticamente se vencer Portugal, enquanto a Roménia, que segue, agora, em quarto lugar, precisa de vencer os seus dois jogos, mas também que Portugal vença a Espanha e que os leones percam na última jornada, na Geórgia, ou de empatar na Geórgia e vencer os Países Baixos, desde que Portugal não some ponto de bónus em Madrid.

Relativamente ao Europe Championship 2022, a Federação Portuguesa de Râguebi revelou, em comunicado, que a Rugby Europe “tomou nota das decisões tomadas pelo Rugby World Cup Board e aplicará o mesmo sistema de pontos”.

Os dois primeiros classificados do agregado de resultados do Europe Champonship 2021 e 2022 apuram-se diretamente para o Campeonato do Mundo, enquanto o terceiro classificado terá de disputar um torneio de repescagem, em novembro, com seleções de outros continentes.