Há precisamente 143 anos, no dia 14 de março de 1879, uma das mentes mais brilhantes do século XX nasceu em Ulm, na Alemanha.

Filho de um engenheiro elétrico judeu, Albert Einstein nasceu em 1879, e, seis semanas depois, mudou-se com a família para Munique, onde iniciou os estudos. Durante a sua formação académica, viria ainda a mudar-se para Itália e para a Suíça, tendo entrado em 1896 no Politécnico Federal Suíço, em Zurique. Aqui, Albert Einstein fez a sua formação para se tornar num professor de física e matemática.

Em 1901, além do diploma de conclusão da sua formação académica, Einstein adquiriu a cidadania suíça e, sem conseguir arranjar trabalho enquanto professor, aceitou uma posição no Escritório de Patentes da Suíça, conta a Organização do Prémio Nobel.

Em 1911, Albert Einstein tornou-se professor de Física Teórica em Praga, regressando no ano seguinte a Zurique para ocupar um cargo semelhante na vertente académica. Já em Berlim, em 1914, foi nomeado diretor do Instituto de Física Kaiser Wilhelm, e lecionou na Universidade de Berlim. No mesmo ano adquiriu a cidadania alemã.

9 curiosidades sobre Albert Einstein

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Albert Einstein permaneceu na capital alemã até 1933, tendo depois renunciado à sua cidadania alemã por motivos políticos, emigrando para os Estados Unidos da América. Ocupou o cargo de professor de Física Teórica na Universidade de Princeton e, em 1940, adquiriu o estatuto de cidadão norte-americano.

De acordo com o canal History, 1905 marca o impacto de Albert Einstein no mundo da ciência do século XX. Neste ano, em que Albert Einstein foi igualmente nomeado com um diploma de Doutoramento pela Universidade de Zurique, foram publicados cinco artigos da sua autoria que viriam a ter um profundo impacto na física moderna.

O primeiro destes trabalhos, denominado “Numa perspetiva heurística em relação à produção e transformação da luz”, levaria o físico a conquistar o Prémio Nobel da Física em 1921. No artigo, Einstein propunha que a luz é feita de fotões individuais, que se comportam como partículas de modo individual, mas como uma onda enquanto um todo.

Outro dos seus trabalhos, publicado também em 1905, deu lugar a uma das fórmulas mais conhecidas dentro da física: E = mc 2. No artigo, Einstein propunha-se a criar uma fórmula que pudesse calcular tanto a massa como a energia, sendo estas equivalentes.

O seu último trabalho foi publicado em 1950, e o físico teórico acabaria por falecer em Princeton, nos Estados Unidos da América, a 18 de abril de 1955.