A Volkswagen já introduziu no mercado português a Multivan, a versão de passageiros do furgão que originalmente é destinado ao transporte de mercadorias, a conhecida Transporter. Aproveitando a crescente aceitação desta classe de veículos junto do público e empresas, a marca alemã acredita que o novo modelo conseguirá “roubar” clientes que tradicionalmente adquirem veículos tipo SUV ou monovolumes (MPV), em busca de mais espaço interior. E, para esses, a mecânica híbrida plug-in (PHEV) é um dos trunfos, bem como o preço.

A Volkswagen Veículos Comerciais conta com uma gama cada vez mais alargada de modelos, o que lhe permite antecipar um incremento de 80% nas vendas em Portugal. Às comerciais Caddy, Transporter e Crafter, os furgões compacto, médio e grande do fabricante alemão, vai juntar-se ainda este ano o eléctrico ID.Buzz e a nova pick-up Amarok, surgindo agora a 7ª geração da Multivan, que coloca todo o seu espaço interior ao serviço de um habitáculo que pode transportar a família e os seus brinquedos favoritos. A começar por bicicletas, sem a necessidade de desmontar as rodas da frente.

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Com 4,973 m de comprimento – 5,173 m na versão longa – e 1,907 m de altura, a Multivan oferece uma volumetria interior muito generosa, apesar das dimensões não serem assustadoramente superiores, uma vez que ultrapassam a Passat Variant em apenas 8,4 cm. Contudo, lá dentro há assentos individuais para seis ou sete adultos, além de um considerável espaço para bagagens, que é maior na versão longa, devido aos seus 20 cm adicionais no comprimento. A frente com faróis mais finos que fazem recordar o Golf, ligados por um elemento luminoso, distingue esta versão de passageiros da Transporter, com a Multivan a ser montada sobre a plataforma MQB, que permite o acesso a uma série de tecnologias do grupo, a começar pelas mecânicas PHEV. Curiosamente, o novo furgão de passageiros reúne os requisitos para ser considerado Classe 1 nas portagens com Via Verde, uma vez que não ultrapassa 1,3 m de altura ao nível do eixo dianteiro.

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Por dentro, os bancos individuais e reguláveis ficam mais distantes do que é habitual da plataforma, mais ao estilo furgão do que automóvel, mas se esteticamente isso transmite uma sensação distinta, a realidade é que não deixam de ser mais confortáveis em deslocações longas, devido aos ângulos ao nível das ancas e joelhos, assegurando ainda uma maior visibilidade para o exterior. Uma consola central desliza ao longo do habitáculo, para servir quem se senta à frente ou atrás. A Multivan vai ser proposta com uma lista de equipamento particularmente completa (confira aqui o equipamento de série e o opcional), com a marca a anunciar 25 sistemas electrónicos de ajuda à condução, como acontece com os melhores automóveis da Volkswagen.

As primeiras unidades do novo furgão a chegar a Portugal virão com as especificações do nível de equipamento Energetic, que se assume como a versão de lançamento, para depois, já em velocidade de cruzeiro, a Style ser a mais equipada e a Life a mais acessível. Ainda assim, o tejadilho panorâmico será de série em todas as versões, tal como os faróis LED, as duas portas de correr laterais e os airbags frontais, laterais e centrais. Mas os LED Matrix e a barra luminosa a unir os faróis serão exclusivos da Style.

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A nova Multivan vai ser oferecida com duas mecânicas a gasolina (1.5 TSI de 136 cv e 2.0 TSI de 204 cv), uma a gasóleo (2.0 TDI de 150 cv), além do PHEV. E como o diesel apenas estará disponível em meados de 2022, de momento, durante o lançamento, apenas será possível adquirir o furgão com motores a gasolina ou PHEV, com este último a prometer ser o mais interessante, para empresas e particulares. A mecânica ao serviço da Multivan híbrida plug-in é a habitual nos automóveis e SUV do Grupo VW, em que o motor principal é o 1.4 TSI que fornece 150 cv e 250 Nm, funcionando de acordo com o ciclo Miller para reduzir os consumos e as emissões.

Associada ao motor a gasolina da Multivan eHybrid está uma unidade eléctrica com 116 cv e 330 Nm, instalada dentro do cárter da caixa DSG automática de dupla embraiagem e seis velocidades. A alimentar este motor eléctrico encontra-se uma bateria com uma capacidade bruta de 13 kWh e 10,4 kWh úteis, acumulador que é recarregável apenas em AC a 3,6 kW. Segundo a homologação em WLTP, a autonomia rondará 51 km (dependendo da versão e do tipo de jante) em modo eléctrico. Tivemos a oportunidade de conduzir a Multivan eHybrid nos arredores de Cascais e, em ritmo de passeio, apreciámos o silêncio em modo eléctrico, bem como a capacidade da bateria, que nos pareceu ser capaz de ultrapassar os 40 km em condições reais de utilização, sem nos exigir um excesso de cuidados com a forma como tratamos o acelerador. A potência total é de 218 cv, somando o débito de ambos os motores, compatível com os 190 km/h de velocidade máxima e os 11,6 segundos para ir de 0-100 km/h.

A Multivan eHybrid, na versão Life com 7 lugares, é proposta por 56.285€ (44.422€ mais IVA). Um valor que se torna substancialmente mais interessante para as empresas com o desconto de 9423€ que a SIVA avança para colocar esta versão da Multivan nos 34.999€ (+IVA), integrando assim o 2º escalão da tributação autónoma.

As versões a gasolina prometem ser mais em conta, sobretudo a que debita 136 cv, proposta que é por 50.051€ (38.189€ mais IVA). O Multivan equipado com o 2.0 TSI de 204 cv exige um investimento de 56.189€ (41.148€ mais IVA), para o furgão que monta o 2.0 TDI ser o mais caro do lote, comercializado por 57.762€ (40.665€ mais IVA). As versões longas, 20 cm mais compridas, exigem um investimento adicional próximo dos 1500€. Pode consultar todos os preços aqui.