Caso uma nova vaga da Covid-19 seja sentida na Europa e nos Estados Unidos da América será necessária uma nova dose de reforço (a quarta dose da vacina), defende o CEO da Pfizer, Albert Bourla, em entrevista à CBS.

Muitas variantes virão, e a Ómicron foi a primeira capaz de escapar de uma forma eficaz, à proteção que oferecemos”, explicou Albert Bourla no domingo. “A proteção que temos com a terceira dose é suficiente, na verdade é bastante boa, contra as hospitalizações e mortes.”

O CEO da Pfizer defendeu a aplicação de uma quarta dose da vacina, e explicou igualmente que a farmacêutica está a trabalhar na criação de uma vacina que “proteja não só contra todas as variantes, incluindo a Ómicron, mas também que consiga proteger as pessoas por pelo menos um ano“.

Em Portugal, os casos de Covid-19 são agora contabilizados semanalmente. No primeiro boletim semanal, publicado na sexta-feira, a Direção Geral de Saúde dava conta de 79.278 casos de Covid-19 e 160 mortes, além de um índice de transmissibilidade, R(t), nos 0,99. Note-se que os quase 80 mil casos dizem respeito aos casos totais de toda a semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Primeiro boletim semanal da DGS indica que Portugal registou 79.278 casos e 160 mortes. R(t) perto de 1

Nota editorial — Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta que os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças. Quanto à atribuição das causas de morte, pode ler aqui mais detalhes sobre a harmonização de critérios.