Primeiro soube-se que o jornalista Benjamin Hall tinha ficado ferido com gravidade em Horenka, nos arredores de Kiev, após ter estado num carro que foi alvo de ataque pelas forças russas. Com o avançar das horas, começaram a surgir mais detalhes. Pierre Zakrzewski, operador de câmara de 55 anos que trabalhava para a Fox News, morreu na sequência deste ataque, assim como a jornalista ucraniana de 24 anos Oleksandra Kurshynova. 

A Fox News divulgou a morte num dos seus programas. “Pierre Zakrzewski foi uma lenda neste canal e a sua perda é devastadora. Ele esteve connosco por anos, cobrindo guerras no Iraque, Afeganistão e Síria”. Numa carta enviada aos funcionários do canal, a diretora-executiva da estação, Suzanne Scott, elogiou o repórter de imagem. “A sua paixão e talento como jornalista eram inestimáveis. Os seus talentos eram vastos e fazia tudo sob imensa pressão.”

“Ele estava profundamente comprometido em contar uma história com a sua coragem, profissionalismo e ética de trabalho”, afirmou Suzanne Scott, acrescentando que Pierre Zakrzewski estava na Ucrânia desde fevereiro. “Hoje é um dia triste para a Fox News e para todos os jornalistas que arriscam a sua vida para divulgar notícias.” 

A informação foi depois confirmada pelo ministério da Defesa ucraniano na sua conta pessoal do Twitter: “A verdade é o alvo. As tropas russas dispararam contra Pierre Zakrevsky”. A tutela informou ainda que a jornalista e a produtora Oleksandra Kurshynova, que colaborava com a Fox News, morreu, além de que Benjamin Hall sobreviveu, mas “perdeu parte da sua perna”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Oleksandra Kurshynova era uma jornalista de 24 anos. De acordo com Yonat Frilling, jornalista da Fox News, a jovem “adorava música”, era “divertida” e “bondosa”. “Trabalhava com a nossa equipa desde o mês passado e fez um trabalho brilhante”, descreveu.

A notícia chega dias depois de outro jornalista e realizador norte-americano que já tinha trabalhado para o New York Times — Brent Renaud — ter sido morto perto de Irpin, enquanto estava acompanhado pelo jornalista Juan Arredondo, que também ficou ferido, a filmar refugiados que tentavam fugir do país.

Jornalista norte-americano morto a tiro na Ucrânia por tropas russas. Casa Branca tomará “medidas apropriadas”