Faltavam menos de três minutos e meio para o final da primeira mão dos quartos da FIBA Europe Cup quando o Bahçesehir Koleji conseguiu a vantagem máxima de 16 pontos da partida no Pavilhão João Rocha. Em condições normais, e até pela maior experiência do conjunto turco, a eliminatória parecia estar arrumada de vez. Foi nessa fase que Luís Magalhães pediu um desconto de tempo, mais para quebrar o mau momento do Sporting no encontro. Foi nessa fase que Travante Williams apareceu com dois triplos consecutivos. E foi nessa fase que os leões conseguiram um inesperado parcial de 13-0 que só não deu empate no último segundo porque o atirador norte-americano não conseguiu marcar mais um lançamento exterior.

Três minutos que mantiveram o sonho por mais 40: Sporting fecha com parcial de 13-0 e vai à Turquia lutar pelas meias da FIBA Europe Cup

Com uma reação forte em casa apesar da derrota por 73-70, o conjunto verde e branco teve o mérito de levar tudo em aberto para a Turquia, onde estava a 40 minutos de outro passo histórico no basquetebol nacional depois da inédita passagem aos oito melhores da competição e de mais um triunfo na Liga a reforçar a liderança da fase regular na receção à Oliveirense (75-61 com mais 26 pontos de Travante Williams). No entanto, os próprios elementos leoninos assumiam as dificuldades que iriam enfrentar na segunda mão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Bahçesehir Koleji é uma equipa muito forte e não estamos habituados a este tipo de conjuntos. Mesmo assim, fizemos um bom trabalho em casa. Conseguimos baixar a vantagem que tinha no quarto período e continuamos a sonhar em chegar mais longe e em conseguir vencer nesta segunda mão. São apenas três pontos, não é uma grande desvantagem, portanto é continuar a fazer o nosso trabalho, continuar a sonhar e darmos o nosso melhor. O segredo agora é o mesmo: ir com calma, defendermos bem, conseguir a entreajuda na equipa e estarmos unidos. Ambicionamos sempre mais e estar na Europa tem sido incrível. Lidamos com outro tipo de coisas, com atletas diferentes e estas experiências enriquecem sempre o plantel”, tinha comentado o extremo/poste João Fernandes aos canais do clube na antecâmara da partida.

Durante três períodos, o Sporting mostrou que era possível, chegando mesmo a ter uma vantagem de 14 pontos antes do intervalo antes de uma segunda parte para esquecer, sem tiros exteriores, com a ausência de Travante Williams por lesão e apenas 15 pontos marcados numa derrota por 66-54.

Os leões tiveram um começo de sonho no Ülker Sports and Event Hall em Istambul, conseguindo logo uma vantagem de dez pontos em menos de quatro minutos com dois triplos de Shakir Smith e outros tantos de Tanner Omlid. No entanto, e com Jamar Smith a liderar a reação dos turcos, o Bahçesehir conseguiu fazer uma aproximação ao conjunto nacional, terminando o primeiro quarto a perder por 19-15 com o Sporting a ter como um dos poucos pontos negativos os cinco ressaltos ofensivos que permitiu à equipa da casa, entre as seis assistências contra nenhuma do adversário e os cinco ressaltos de Joshua Patton a abrir. E se o parcial inicial foi bom, a vantagem ao intervalo melhor ficou para a formação verde e branca, que saiu a ganhar ao intervalo por 39-28 depois de ter chegado mesmo a vantagens de 14 pontos (34-20 e 36-22).

Tanner Omlid era o melhor marcador dos leões com dez pontos, havendo também registo de uma entrada muito positiva de Justin Tuoyo. No entanto, o início da segunda parte trouxe um Bahçesehir mais agressivo em termos defensivos, permitindo apenas dois pontos aos lisboetas nos seis minutos iniciais para um parcial de 10-2 que voltava a empatar as contas da eliminatória, com o parcial de 13-7 no terceiro período a dar uma vantagem de cinco pontos ao Sporting a dez minutos do final (46-41). No entanto, o pior estava ainda para vir e os leões sentiram em demasia a ausência por lesão de Travante Williams num quarto período onde as principais unidades dos turcos também apareceram para um parcial de 25-8 que fechou o jogo em 66-54.