Um cargueiro de 334 metros está, desde a noite de domingo, encalhado na Baía de Chesapeake (que é cercada pelos estados norte-americanos de Maryland e da Virgínia). A embarcação é operada pela Evergreen Marine Corp, a mesma transportadora que viu um navio encalhar, em março do ano passado, no canal do Suez, causando disrupções no comércio mundial.

A embarcação que está agora parada ao largo dos EUA chama-se Ever Forward  (numa tradução literal, significa “sempre em frente”, uma ironia que já está a ser evidenciada nas redes sociais) e tinha partido do porto de Baltimore, no estado de Maryland, com destino a Norfolk, na Virgínia.

No local estão já várias equipas, incluindo de arquitetos navais, a encontrar a melhor forma de desencalhar a embarcação. A boa notícia é que, ao contrário do que aconteceu com o Ever Given, o navio não está a bloquear outras embarcações que podem, assim, continuar o seu percurso normal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em março do ano passado, o Ever Given, também detido pela Evergreen, tinha ficado uma semana encalhado no Canal do Suez, provocando perdas diárias ao comércio mundial de cerca de nove mil milhões de dólares, segundo uma estimativa da Associated Press, e pressionando as cadeias de abastecimento, já por si fragilizadas por causa da pandemia de Covid-19.

No que toca ao Ever Forward, num comunicado divulgado na terça-feira, a Evergreen indica que estão a ser realizadas inspeções subaquáticas para conferir se houve ou não danos na estrutura da embarcação, e assegura que está a coordenar-se com as autoridades locais para perceber qual a melhor forma de pôr a embarcação a flutuar novamente.  Já a administração do porto de Maryland garante que a bordo do Ever Forward está uma equipa de peritos com o objetivo de avaliar as condições do navio.

Não há relatos de feridos e os especialistas ainda não conseguiram identificar a causa do incidente.