A Dinamarca planeia proibir a venda de tabaco e de produtos com nicotina aos cidadãos nascidos durante o ano de 2010 ou anos seguintes.

Magnus Heunicke, ministro da Saúde da Dinamarca citado pela AFP, explicou que o objetivo é prevenir a próxima geração de dinamarqueses de consumir esta substância.

Caso seja necessário, estamos prontos para proibir a venda [de tabaco] a esta geração através de um aumento gradual da idade mínima para comprar tabaco”, afirmou Magnus Heunicke esta quarta-feira.

Atualmente, os cidadãos dinamarqueses devem ter pelo menos 18 anos para comprarem cigarros, seja de tabaco ou eletrónicos, e cerca de 31% das pessoas na Dinamarca entre os 15 e os 29 anos são fumadoras, ainda de acordo com o ministro da Saúde. Magnus Heunicke explicou igualmente que o tabagismo é a causa número um de cancro no país, causando cerca de 13.600 mortes por ano.

O governo dinamarquês está ainda a estudar a hipótese de reduzir o consumo de álcool nos jovens, aumentando de 16 para os 18 anos a idade mínima para a compra de bebidas alcoólicas com menos de 16.5% de álcool.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sabemos que os jovens que bebem grandes quantidades de álcool apresentam maior risco de acidentes, violência e sexo sem consentimento”, afirmou um porta-voz da Autoridade de Saúde da Dinamarca, segundo o Copenhagen Post. “O álcool pode ainda ser prejudicial e afetar tanto a memória como a capacidade de aprendizagem nas crianças e jovens cujos cérebros estão ainda me desenvolvimento.”

Uma medida semelhante no combate ao tabagismo tinha sido já avançada em dezembro de 2021, na Nova Zelândia, onde as pessoas nascidas em 2008 e nos anos posteriores nunca mais poderão comprar cigarros.

Nova Zelândia revela plano para garantir que nascidos após 2008 nunca irão comprar tabaco. Espanha quer banir fumo em carros

Outras maneiras de limitar o consumo no país passam ainda por reduzir os níveis de nicotina nos cigarros e reduzir o número de estabelecimentos que possam vender tabaco