Um kit de testes do solo com material radioativo foi roubado em Espanha.

Num comunicado partilhado esta terça-feira, o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha alertou que um kit de medição tinha sido roubado em Humanes, uma localidade perto de Madrid, e que circulava na altura numa carrinha.

Numa escala de um a cinco — sendo um o mais perigoso — o material radioativo presente no kit está classificado com um quatro, uma categoria “improvável de ser perigosa para as pessoas porque, dada a sua baixa radioatividade, não acarreta riscos radiológicos desde que permaneça intacto e selado“.

A CNS explicou que, embora o material radioativo se encontre selado, em caso de abertura ou de destruição dos invólucros onde se encontra que deixem o material sem proteção poderá haver um maior risco.

O kit consiste numa caixa de cor amarela com uma pega de metal,  um ecrã de vidro e um tubo metálico onde o material radioativo está guardado.

“Qualquer pessoa que encontre o equipamento deve evitar manobrá-lo e deve alertar de imediato as autoridades, a polícia ou os serviços de emergência”, afirmou ainda o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR