A proteção civil e a polícia do Peru disseram ter encontrado três corpos de desaparecidos num aluimento de terras, ocorrido na terça-feira, no norte do país.

As equipes de resgate localizaram, na quarta-feira, os corpos de um homem e de uma menina de um mês, disse o porta-voz do resgate, José Rivas.

O homem “provavelmente tentou proteger a criança”, tendo ambos ficado soterrados, disse aos jornalistas, acrescentando que seis pessoas continuam dadas como desaparecidas.

“Conseguimos recuperar o corpo de uma terceira pessoa, um homem de 62 anos, sob os escombros de um mercado”, disse mais tarde à agência de notícias France-Presse o chefe da polícia de Retamas, tenente Carlos Alberto Valderrama.

As operações de socorro foram interrompidas devido às fortes chuvas registadas na zona, acrescentou Valderrama.

Na terça-feira, as autoridades locais tinham avançado que pelo menos 15 pessoas foram dadas como desaparecidas, na sequência de um aluimento de terras, que deixou soterradas sete casas.

Pelo menos 15 desaparecidos em aluimento de terras no Peru

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias pessoas enterradas na lama e na rocha foram resgatadas por vizinhos, que perfuraram os telhados e paredes das casas, noticiou a imprensa local.

O Presidente do Peru, Pedro Castillo, visitou o local e lamentou que a pobreza tenha levado à construção de casas em locais marcados por riscos naturais.

Este local já havia sido identificado como uma área de alto risco”, disse o diretor de preparação da Segurança Civil, Miguel Yamazaki.

Retamas, onde vivem sobretudo famílias de garimpeiros, é uma vila de difícil acesso, localizada a 16 horas de distância da capital regional Trujillo, a cerca de 500 quilómetros a norte de Lima.

Aluimentos de terras são comuns durante os meses de verão, no hemisfério sul, nos Andes peruanos devido às chuvas sazonais.