A PSP identificou uma rede suspeita de ter cometido furtos a residências na região de Leiria, tendo apreendido vários bens, armas e produto estupefaciente, anunciou esta quinta-feira aquela força policial.

A PSP de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal, apreendeu bens furtados de elevado valor de várias residências na região de Leiria, na quarta-feira, adianta um comunicado da Polícia divulgado esta quinta-feira.

Foram recuperadas várias peças em ouro e prata, uma elevada quantia em dinheiro (cerca de 3.500 euros), cerca de 400 raspadinhas e uma bicicleta no valor de cerca de três mil euros.

A PSP informa ainda que também foram apreendidas armas de fogo, armas brancas, armas elétricas e matracas, presumivelmente utilizadas na prática de crimes.

Aos suspeitos foram ainda apreendidas 305 doses de cocaína, 216 doses de haxixe e cerca de 40 gramas de liamba, bem como balanças, utensílios e outros instrumentos relacionados com o tráfico de droga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a nota de imprensa da PSP, esta operação policial foi o culminar de uma investigação que juntou 12 denúncias apresentadas por residentes em Leiria, “os quais foram vítimas de furtos nas suas residências e despojados de múltiplos bens de valor elevado”.

Para o efeito, a PSP levou a cabo, ao longo do dia de ontem, nove buscas, duas domiciliárias e sete não domiciliárias, nas quais se inclui uma oficina automóvel, nos concelhos de Leiria e da Batalha.

Durante a operação foram detidas quatro pessoas com idades compreendidas entre os 36 e os 47 anos de idade, destacando-se a detenção de três homens em flagrante delito, pelos crimes de posse de arma de fogo e munições proibidas e por tráfico de estupefacientes.

No âmbito desta ação, foi possível dar cumprimento a um mandado judicial para localização e detenção de uma arguida, condenada por um crime de tráfico de droga, para cumprimento de pena efetiva de dois anos e seis meses de prisão, instruído por esta mesma unidade policial, refere ainda o comunicado.

De entre as apreensões estavam diversos artigos em ouro, prata e outras ligas metálicas, suspeitos de serem furtados nas investigações em curso.

Foram ainda apreendidas armas de fogo completas, partes de armas de fogo, réplicas e reproduções, cartuchos e munições de calibres variados, duas armas elétricas (Taser), um gás pimenta, armas brancas de diversos formatos e tamanhos, incluindo espadas, punhais, facas “borboleta” e matracas.

A PSP recolheu ainda vários milhares de euros em numerário, uma quantia significativa de raspadinhas, balanças, utensílios e outros instrumentos relacionados com o tráfico de droga, diversos telemóveis e cartões SIM.