Celebra-se esta sexta-feira na Índia e em muitos países do subcontinente indiano, com destaque para as comunidades hindus, o festival Holi, também conhecido como o festival das cores.

Nesta festividade, que celebra a vitória do bem sobre o mal, mas também a transição do inverno para a primavera, as pessoas saem à rua e encontram-se com os seus amigos e familiares, onde aproveitam para lançar flores, água e tinta ou pó de várias cores entre si — pó este conhecido como ‘Gulal’.

A data varia consoante o ano, embora calhe sempre nos meses de fevereiro ou março, explica o Hindustan Times. Este ano, embora a celebração tenha começado no final de quinta-feira, é nesta sexta-feira que a maioria das celebrações tem lugar. No final de dia 17, para marcar a tradição, acenderam-se fogueiras para simbolizar a vitória do bem sobre o mal.

A celebração deste ano ganhou, contudo, um simbolismo especial, uma vez que nos últimos dois anos as festividades foram realizadas de um modo contido, em consequência da pandemia da Covid-19 — nas últimas duas edições, as autoridades indianas proibiram grandes ajuntamentos para impedir o aumento de casos de coronavírus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na edição deste ano, embora tenha sido recomendado em algumas regiões uma contenção no número de pessoas juntas, a celebração fez-se de um modo mais efusivo, com a celebração, não só do festival Holi, mas também da descida do número de casos de Covid-19 no país.

Nos últimos dois anos, não tivemos nenhum tipo de atividade durante o Holi porque todas as festas foram canceladas em consequência da primeira e da segunda vagas [de Covid-19]”, explicou ao Times of India Nimesh Aggarwal, dono de uma empresa que organiza várias festas durante esta época, com a apresentação de sets de DJ’s.

Mas este ano, estão a acontecer várias festas com a descida dos casos e com o governo a aliviar várias medidas. Vamos arranjar DJ’s para várias festas durante os próximos três dias. Vários jovens que trabalham na minha empresa como DJ’s vão ter uma oportunidade de ganhar algum dinheiro.”

Além de servir como celebração religiosa, em muitas partes do país, o Holi está igualmente associado, com a transição para a primavera, a um festival de colheitas agrícolas.

Veja na fotogaleria acima algumas imagens do festival Holi em vários países.