O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa, durante a viagem a Moçambique: a tomada de posse do novo Governo será a 30 de março.

“A Assembleia é instalada no dia 29 e a posse será, desejavelmente, ministros e secretários de Estado, dia 30 à tarde”, disse o Presidente da República aos jornalistas.

O primeiro-ministro já tinha indicado que vai apresentar o novo Governo ao Presidente da República na próxima quarta-feira, depois de serem apurados os resultados do círculo da Europa.

Costa entrega lista de novos ministros quarta-feira à noite

Marcelo Rebelo de Sousa não acredita que haja qualquer impugnação. “Impugnação? Admito que não haja, e admitindo que não haja, no dia 23 à noite, quando acabar a audiência com o senhor primeiro-ministro, divulgarei a composição [do Governo]”, afirmou o Presidente.

Nos dias seguintes a esta audiência, tanto Costa como Marcelo têm um agenda preenchida, com a cimeira conjunta da União Europeia e NATO, dia 24, e a visita da Presidente da Grécia dias 28 e 29.

Questionado sobre que tipo de Presidente o país precisa com um Governo de maioria absoluta, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Um Presidente exatamente igual ao que era”. “O Presidente é o mesmo, o que o Presidente pensa é o mesmo, a Constituição é a mesma”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR