A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública defendeu esta terça-feira que o Governo é descentralizador e admitiu a existência de “pequenos poderes na máquina da administração central” que nem sempre ajudam o poder político.

“Não tenham dúvidas de que este é um Governo descentralizador, ao contrário do que já se disse. Há um poder político descentralizador. Há é pequenos poderes na máquina da administração central que, esses sim — por várias razões que agora não vêm ao caso — nem sempre ajudam a que o poder político cumpra os seus desígnios”, afirmou Alexandra Leitão.

Dirigindo-se a uma plateia composta por autarcas da região de Coimbra, a governante admitiu que “em alguns sítios da administração pública” ainda possa haver “uma administração centralista”.

No entanto, apesar dos “pequenos poderes” que alega que afetam o processo, Alexandra Leitão frisou que “é o poder político que tem legitimidade democrática” e o desígnio da descentralização “vai-se cumprindo todos os dias, com muito trabalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Considerando-se uma municipalista, a ministra frisou que as populações “vivem bem melhor por terem municípios próximos, que os apoiam”, e disse acreditar que a descentralização “é a reforma do Estado”.

É por isso que vos digo que este é um Governo descentralizador, vincou, apontando também para a pandemia como não sendo “o contexto mais fácil” para aprofundar esse mesmo processo de descentralização.

Governo rejeita adiar descentralização na Educação

Alexandra Leitão realçou ainda que “o futuro do país será de tão mais qualidade para o território e para as pessoas”, quanto o Governo e os municípios levarem “a bom porto o desígnio que é a descentralização”.

A ministra falava durante a cerimónia de assinatura de protocolo para a abertura de 84 novos espaços cidadão nos concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.