A unidade de elite de drones Aerorozvidka destruiu desde o início da guerra dezenas de “alvos prioritários”, como tanques russos, camiões e veículos que transportam equipamento eletrónico.

Quando a noite cai na Ucrânia, esta unidade do exército especializada em reconhecimento aéreo ataca as forças russas e destrói o armamento dos invasores enquanto os soldados dormem.

Ao utilizarem drones octocopter, que são modificados para lançar granadas antitanque e para ser possível ver com câmaras térmicas, a escuridão passa a ser a maior vantagem dos ucranianos.

Pesados e personalizados, os octocopter são uma joia do arsenal da Ucrânia. Com um tempo de voo de 40 minutos, um alcance de quatro quilómetros e a capacidade de lançar bombas de cinco quilos, os drones conseguem destruir a blindagem russa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nós atacamos à noite, quando os russos dormem”, afirma Yaroslav Honchar, comandante da unidade, citado pelo jornal The Times.

Na escuridão, as forças russas permanecem estáticas com medo de possíveis ataques ucranianos. Porém, os tanques imóveis são os principais alvos na mira da Aerorozvidka, que tem 50 esquadrões de pilotos de drones especializados.

Acertamos com precisão [nos alvos russos] e podemos fazê-lo muito bem, com danos colaterais muito baixos”, afirma um militar ucraniano que não quis ser identificado ao The Times. “Pode-se ficar muito mais perto à noite”.

A unidade, que realiza até 300 missões por dia, viu-se obrigada a procurar métodos alternativos para operar devido à instabilidade da internet com o início da invasão da Ucrânia.

A Aerorozvidka utiliza o Starlink, sistema que foi doado por Elon Musk e quer disponibilizar internet ao mundo através de uma constelação de satélites, para detetar alvos russos.

O sistema de inteligência Delta, apoiado pela NATO, também é utilizado para identificar alvos, recolher informações de satélites e sensores no campo de batalha.

Nas últimas duas semanas, muitos drones regressaram à base da Aerorozvidka com marcas de tiros de fuzis russos. A unidade precisa urgentemente de peças, especialmente de visão noturna e câmaras térmicas, refere o jornal britânico.

A Aerorozvidka foi criada por entusiastas de aeromodelismo em 2014 e desde o sucesso das operações contra as forças russas na Crimeia foi integrada no exército ucraniano. Agora, a unidade de elite está empenhada em defender a Ucrânia dos avanços da Rússia.