789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Imagens de satélite mostram inundação do rio Irpin, ponto crítico no avanço das tropas russas. Tática ucraniana?

Este artigo tem mais de 2 anos

A inundação é clara, a destruição de um dique também, se foi acidental ou de propósito resta saber. Especialistas admitem que Ucrânia está a usar "guerra hidráulica" para travar tanques russos.

Imagens da Maxar Technologies revelam o que parece ser uma grande extensão de terra alagada a norte de Kiev
i

Imagens da Maxar Technologies revelam o que parece ser uma grande extensão de terra alagada a norte de Kiev

Maxar Technologies

Imagens da Maxar Technologies revelam o que parece ser uma grande extensão de terra alagada a norte de Kiev

Maxar Technologies

Imagens de satélite mostram um aumento do nível da água do rio Irpin, perto de Kiev e fazem com que alguns especialistas em tática militar estejam a colocar a hipótese de a Ucrânia estar a usar uma estratégia defensiva com séculos: a guerra hidráulica.

As fotografias das empresas norte-americanas Maxar Technologies e Planeta Labs PBC, revelam o que parece ser uma grande extensão de terra alagada a norte da capital ucraniana. O Washington Post mostra um par de imagens na lógica do antes e depois, tiradas a 22 de fevereiro e a 29 de fevereiro, já depois da invasão russa, onde é visível uma grande área inundada. E esta quarta-feira a conta do MilitaryLand.net, um blogue sobre o exército ucraniano, publicou novas imagens da Maxar no Twitter.

Também nesta quarta-feira o jornalista alemão Michael Cruickshank, especialista em temas de segurança e analista geoespacial publicou um mapa animado das cheias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A CNN já tinha noticiado que a destruição de uma barragem ao longo do rio Dnieper estava a provocar a inundação do rio Irpin e dos seus afluentes, apesar de não ser clara a causa do fenómeno. A 26 de fevereiro o embaixador ucraniano nos Estados Unidos da América avançou também que as tropas russas tinham destruído um dique numa reserva de água junto a Kiev sem dar mais detalhes e sem se perceber se estaria ou não relacionado com as cheias.

Desconhece-se para já as causas por trás da inundação do rio Irpin, se a barragem foi atingida durante um ataque aéreo ou se os portões foram abertos propositadamente pelas forças ucranianas para inundar a área. No entanto, a Planet Labs, citada pelo Washington Post, diz que peritos estrangeiros acreditam que as cheias foram provocadas.

Se de facto foi intencional, “pode ser que os ucranianos estejam a usar a água para evitar que os russos se aproximem de Kiev”; acrescenta Marta Kepe, analista da defesa na Rand Corp, ao Washington Post.

A inundação propositada de uma zona durante os combates é conhecida historicamente como “guerra hidráulica”, sendo os Países Baixos um dos exemplos mais citados no uso desta técnica desde o século XVI.

Esta tática pode fazer parte de “um plano nacional de defesa”, sublinha Kepe ao jornal norte-americano, mas também pode ser usada como “último recurso, quando se está mesmo a usar qualquer meio possível para se defender”.

Este rio é um ponto crítico para o avanço das forças russas em direção a Kiev e há quem esteja a relacionar o atraso da enigmática coluna de tanques russos — que há várias semanas está a caminho da capital ucraniana mas que nunca mais lá chega — com os terrenos alagados.

A enigmática coluna com 20 mil soldados às portas de Kiev: fraqueza russa ou um ataque iminente?

A MilitaryLand.net, por exemplo,  não só coloca a hipótese de as cheias derivarem da ação deliberada das tropas ucranianas, numa publicação feita na sua conta do Twitter, como a relaciona com o atraso da coluna militar russa.

Também Wim Zwijnenburg um consultor da PAX, organização holandesa a favor da paz, especialista em novas técnicas militares, publicou imagens na sua conta no Twitter sobre as cheias, atribuindo o desvio das águas aos ucranianos.

E Michael Cruickshank vai mais longe e interroga-se sobre qual será a evolução dos combates com estas cheias e a destruição de várias pontes sobre o rio.

Irpin é uma zona estratégica que providencia acesso à capital ucraniana. A cidade, que tem mais de 40 mil habitantes, tem sido um dos focos de tensão na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É um ponto de cruzamento entre os habitantes de Kiev que estão a tentar fugir do país e as tropas russas, que continuam a procurar abrir caminho.

Em Irpin, nos arredores de Kiev, onde os ucranianos que fogem se cruzam com os russos que avançam, estão a morrer civis

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora