A atividade sísmica na ilha de São Jorge, nos Açores, “continua acima do normal” e nas últimas horas “foram sentidos 11 sismos”, informou esta quinta-feira o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Num comunicado, para ponto da situação às 10h00 locais (11h00 em Lisboa), o CIVISA adianta que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16h05 locais de sábado “na parte central da ilha de São Jorge”, num setor compreendido “entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal”.

“O sismo mais energético ocorreu no dia 19 de março, às 18h41 local” (19h41 em Lisboa) e teve “magnitude 3,3 na escala de Richter“, lê-se no comunicado.

O CIVISA refere ainda que “vários sismos têm sido sentidos pela população”.

Entre as 22h00 locais de quarta-feira e as 10h00 locais desta quinta-feira “foram sentidos 11 sismos”, revela ainda o CIVISA, referindo que “continua a acompanhar o evoluir da situação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli modificada, segundo o site do IPMA, divide-se em doze categorias: I – impercetível, II – muito fraco, III – fraco, IV – moderado, V – forte, VI – bastante forte, VII – muito forte, VIII – ruinoso, IX – desastroso, X – destruidor, XI – catastrófico, XII – danos quase totais.

Na quarta-feira, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa “possibilidade real de erupção”.

“Hoje, às 15h30 [16h30 em Lisboa], foi comunicada a subida para o nível V4 de alerta vulcânico, o que significa possibilidade real de erupção“, afirmou na quarta-feira o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, que tutela a Proteção Civil, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Perante este cenário, o executivo açoriano recomendou à população com maiores vulnerabilidades da principal zona afetada na ilha de São Jorge que abandone as suas casas.

Atividade sísmica em São Jorge “continua acima do normal”. Sentidos 20 sismos em 12 horas

“O que se aconselha às pessoas que vivem entre as Velas e a Fajã das Almas é que façam uma deslocação das suas residências, sobretudo pessoas com mobilidade reduzida, pessoas dependentes de terceiros para as suas atividades básicas, pessoas residentes em edifícios sem garantias de segurança antissísmica e residentes em zonas próximas de vertentes ou falésias de particular perigosidade de deslizamento ou desabamento, como são as fajãs”, afirmou o governante na altura.

Também na quarta-feira a Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista em São Jorge desde sábado.

Os planos de emergência municipais dos dois concelhos de São Jorge, Calheta e Velas, também já foram ativados.