O bispo José Ornelas, novo bispo de Leiria-Fátima, vai presidir pela primeira vez, no domingo, à Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tomou posse da diocese de Leiria-Fátima no dia 13, depois de ter sido bispo de Setúbal.

A peregrinação de domingo vai recuperar os moldes em que decorria antes da pandemia, depois de ter sido suspensa em 2020 e ter sido realizada de forma muito condicionada em 2021.

Segundo informação disponibilizada pela diocese, a novidade do programa deste ano será um espetáculo de apresentação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, no auditório do Centro Paulo VI, a partir das 14:30.

Subordinada ao tema “Povo de Deus, Igreja santa, bendiz o teu Senhor”, a 89.ª peregrinação diocesana vai iniciar-se às 9h15 com caminhadas a partir de quatro locais diferentes de Fátima em direção à Capelinha das Aparições, seguindo-se a saudação a Nossa Senhora e recitação do rosário, procissão e missa.

Após dois anos de pausa, devido à pandemia, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima propõe, para a Peregrinação Diocesana a Fátima 2022, um programa para os jovens diferente do que têm sido os dos anos anteriores.

“Para promover a comunhão entre toda a comunidade diocesana, crianças, jovens, adultos e idosos, o programa para jovens deste ano pretende reunir durante todo o dia de domingo, no Santuário de Fátima, o máximo de jovens possível”, revelou o Departamento de Pastoral Juvenil diocesano, acrescentando que o espetáculo de apresentação da JMJLisboa2023 “será reflexo de várias expressões artísticas, entre elas, o teatro, a dança e a música”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O objetivo principal deste espetáculo de apresentação da JMJ é o de que todas as pessoas de Leiria-Fátima fiquem a conhecer este que é o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que em 2023 acontecerá no nosso país, e que não vai ter lugar apenas em Lisboa, mas em todas as Dioceses de Portugal”, adiantou.

O Departamento de Pastoral Juvenil sublinhou, ainda, que em julho de 2023 são esperados na diocese “centenas de jovens que ficarão em Leiria-Fátima até ao início da JMJ, em Lisboa”.

“As famílias da Diocese são convidadas a acolher estes jovens em suas casas e todos os diocesanos, mesmo que não sejam famílias de acolhimento, vão ver jovens a passear nas suas ruas, a frequentar os mesmos espaços públicos e a fazer festa nas principais praças das cidades, aldeias e vilas. Leiria-Fátima é já uma casa cheia de jovens e, como em qualquer casa que bem acolhe, cabe sempre mais um, por isso a Jornada vai acontecer também em Leiria-Fátima”, acrescentou.