A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a divulgar os casos diários de Covid-19 e as mortes relacionadas com complicações decorrentes da doença. Os dados são agora colocados no site oficial da DGS, num gráfico e também numa tabela de Excel, que é atualizada diariamente.

Ao Observador, fonte oficial da DGS indicou que o boletim semanal sobre a situação epidemiológica, partilhado todas as sextas-feiras, se manterá, divulgando os dados mais pormenorizados sobre a pandemia em Portugal (internamentos, distribuição de casos e mortes por região, idade e género e o relatório de vacinação).

A divulgação dos casos e das mortes diárias já “estava a ser preparada” antes de os boletins passarem a ser semanais, revelou fonte da DGS ao Observador, apontando que a plataforma demorou duas semanas a tornar-se operacional.

A 10 de março, quando o boletim passava a ser semanal, a DGS argumentava que a “atual fase” da pandemia justificava a “alteração do padrão de divulgação”, sendo “descontinuados” não só o relatório epidemiológico diário como também o relatório de vacinação.

“Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores”, informou na altura a DGS.

Alguns epidemiologistas e matemáticos criticaram o que na altura parecia ser a decisão final de divulgar os números semanalmente. À CNN Portugal, o matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, criticou o facto de os dados ainda deixaram, durante duas semanas, de serem divulgados diariamente: “Não percebo porque é que, de repente, números que são conhecidos das autoridades de saúde ficam secretos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR