O português Tiago Jesus, chefe especializado em frutos do mar, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Preparadores de Marisco, realizado na cidade francesa de Nice.

Jesus, de 33 anos, natural de Vila Nova de Gaia, é chefe preparador de marisco num dos hotéis mais prestigiados da Suíça francesa, em Lausana.

Este ano, o português apaixonado pelos crustáceos representou a Suíça na sexta edição do concurso mundial de marisco da cidade de Nice, no domingo, e subiu ao pódio para receber a medalha do primeiro lugar.

“Estou muito feliz, é um sonho tornado realidade”, declarou Tiago Jesus à Lusa, salientando que já tinha participado duas vezes no concurso que junta os profissionais da área de preparação de marisco na cidade francesa.

Tiago Jesus no pódio do Campeonato Mundial de Preparadores de Marisco

Reprodução Facebook / Tiago Jesus

O português conquistou o júri ao apresentar um prato inspirado nos Jogos Olímpicos de Inverno. Segundo os 24 membros do júri, Jesus destacou-se dos nove concorrentes pela originalidade e qualidade do seu desempenho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pensei que seria uma boa ideia usar o tema dos Jogos Olímpicos nesta edição, visto que se trata de uma tema atual e que está ligado à minha história“, disse o preparador de marisco profissional, referindo que vive na cidade de Lausana, conhecida como “capital olímpica”.

Segundo o regulamento, para ganhar o título de melhor do mundo, na categoria de preparador de marisco, é necessária uma higiene irrefutável, um respeito total pela cadeia de frio, evitando misturar cozinhado e cru, e não tocar na carne da ostra. Além de bonito, o prato final deve também facilitar a degustação dos convidados.

Somos avaliados tendo em conta vários critérios: a higiene, o empratamento, os materiais utilizados, a originalidade, a indumentária e muitos outros aspetos que podem jogar, ou não, a nosso favor”, afirmou o chefe premiado, salientando que se trata de um concurso reputado e exigente.

O português, natural de Vila Nova de Gaia, já tinha participado em duas edições do concurso em 2018 e 2020, tendo arrecadado o segundo prémio nas duas edições.

“Já lutava pelo primeiro prémio há muito tempo”, confessou Tiago Jesus, revelando que as críticas que foi recebendo do júri, a cada ano, foram determinantes para conseguir o primeiro lugar.

A proposta que permitiu a Tiago Jesus conquistar o primeiro lugar no pódio foi composta por cinco pratos de marisco, expostos em três andares, com uma decoração inspirada nos Jogos Olímpicos de Inverno. A “obra de arte” juntou frutos do mar e chocolate.

“No topo do meu prato coloquei os cinco anéis olímpicos, feitos em chocolate, pelo meu amigo Jorge Cardoso, o chocolateiro mundialmente conhecido pelas suas obras em chocolate, e pintei os cinco pratos utilizados com as cores dos anéis olímpicos com uma tinta à base de manteiga de cacau”, revelou o jovem, referindo que utilizou 45 ostras, 12 mexilhões e uma boa quantidade de amêijoas para compor o prato que o levou ao pódio.

Questionado sobre os próximos objetivos, revelou que tenciona abrir negócio próprio.

“Tão cedo não posso participar em concursos, por isso, o próximo desafio será fazer parte do júri na próxima edição deste concurso e abrir negócio próprio a seguir”, concluiu.