O Japão está em flor e pintado de rosa e branco graças às delicadas pétalas das flores de cerejeira. Após dois anos de restrições contra a Covid-19, o país regressa às festividades tradicionais Hanami — o nome significa literalmente “ver flores”. Nesta altura, prevalece o hábito de fazer piqueniques, com música e bebida, à sombra destas árvores.

Os japoneses — que antes evitavam as multidões – saíram à rua para ver as pétalas da sakura. “Sinto que a vida finalmente voltou ao normal”, considerou o proprietário de um café, Takanori Shiwaku, ao The Guardian. Enquanto passeava no parque Chidorigafuchi, o homem de 62 anos garantiu que a população ambicionava o regresso deste ritual “há muito tempo”.

As flores da sakura desabrocharam no domingo em Tóquio – quatro dias antes da média, mas cinco dias mais tarde em relação ao período homólogo – quando as temperaturas atingiram os 21°C, de acordo com a agência meteorológica do país.

Contudo, o receio perante o aumento da curva de contágio da Covid-19 existe e as autoridades nipónicas pedem aos habitantes locais que permaneçam vigilantes. Shigeru Omi, líder do painel consultivo do coronavírus do governo, pediu aos festivaleiros que usem máscara e evitem festas com muita gente, de acordo com o Japan Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR