A Peugeot decidiu adoptar um novo comando de caixa de velocidades automática. É mais pequeno, mais fácil de operar e capaz de “roubar” menos espaço à consola, importante sobretudo nos veículos de menores dimensões. O comando vai começar por servir modelos como o 208 e o 2008, equipados com a caixa EAT8, com oito velocidades para a frente, como a designação indica.

Esta caixa de velocidades, do tipo convencional por possuir conversor de binário, surge na gama da marca francesa em versão normal ou electrificada, solução preconizada pelas versões híbridas plug-in da Peugeot, que montam um motor eléctrico no lugar tradicionalmente ocupado pelo conversor de torque. A caixa é produzida pelos japoneses da Aisin e é conhecida por ser progressiva e suave, o que lhe permite ser utilizada pelos modelos mais refinados, para ser igualmente rápida a trocar de mudanças, tornando possível a sua utilização em versões desportivas.

Este é o antigo comando da caixa automática EAT8, agora substituído

Para já, o novo comando vai surgir instalado na caixa EAT8 associada a motores de combustão, electrificados ou não, mas surgirá também nos modelos eléctricos, como o e-208 e e-2008. Ainda que estes modelos 100% eléctricos não tenham caixa – têm apenas um desmultiplicador com dois carretos, uma solução muito mais simples, menos volumosa e muito mais barata –, necessitam sempre que o condutor lhes diga se pretende andar para a frente, para trás, ficar em ponto-morto ou estacionar.

Com o novo comando minimalista, que substitui o anterior em forma de pequeno “braço”, a consola ganha espaço e passa não só a ser mais fácil alojar objectos, chaves e copos, como ver o comando que permite accionar os distintos modos de condução, nas versões que oferecem esta possibilidade. Para facilitar o manuseamento, há uma pequena “almofada” na consola para apoiar a mão, enquanto se usa o pequeno comando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR