Em atualização

Um avião de turismo, um Piper PA-28, com duas pessoas a bordo, desapareceu este sábado ao largo de Touquet, uma localidade no norte de França. A Guarda Costeira fez buscas durante toda a tarde de sábado e domingo, ao longo do Canal da Mancha, mas continua sem encontrar sinais da aeronave.

De acordo com a Sky News, o avião tinha partido de Wellesbourne, in Warwickshire, no Reino Unido. O Le Parisien conta este domingo que o avião de turismo tinha como destino a estância balnear de Touquet (em Pas-de-Calai) e que voava na companhia de outras cinco aeronaves de turismo numa saída comum.

As autoridades francesas dizem ter sido até agora incapazes de localizar “quaisquer destroços”. As buscas foram interrompidas durante a noite de sábado e retomadas no domingo de manhã. A última localização conhecida do avião é a meio da Mancha, cerca de 45 quilómetros ao largo de Dungeness.

“No final da manhã [de sábado], o Centro de Coordenação e Salvamento Aeronáutico de Lyon-Mont Verdun foi alertado pela torre de controlo de Le Touquet que um avião turístico do tipo P28, vindo de Wellesbourne, com destino a Le Touquet, com duas pessoas a bordo, foi alvo de um desaparecimento inquietante“, indicaram no sábado as autoridades marítimas francesas no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um porta-voz das autoridades marítimas francesas especificou depois que o avião deixou Wellesbourne às 7h56 de sábado, mas desapareceu dos radares às 9h02, quando sobrevoava o Canal da Mancha. “Deveria aterrar em Le Touquet, França, mas falhou em chegar“, indicou.

A aeronave estava ainda em águas britânicas, a apenas 15 quilómetros de entrar em espaço marítimo francês.

No domingo, o jornal The Telegraph revelou que o avião pertencia a Guy Wakeley, um executivo financeiro que trabalhava também como instrutor de voo na South Warwickshire Flying School. No entanto, Wakeley não se encontrava a bordo da aeronave. A identidade do piloto e passageiro não foram divulgadas.

As buscas estão a ser feitas nos dois lados do Canal da Mancha, com recurso a um avião Falcon 50, um helicóptero Dauphin e um barco rebocador, entre outros meios. As autoridades francesas pediram ainda a todas as embarcações que estavam no mar na altura que ajudassem a procurar o avião.

“Quando se faz uma travessia assim, é suposto ter coletes salva-vidas e um barco salva-vidas no avião. É este bote que as equipas de resgate devem procurar”, explicou ao La Voix Du Nord o piloto Philippe Cotrel, presidente da SEMAT, a empresa que gere o aeroporto de Touquet.

O Piper PA-28, de quatro lugares, foi construído em 1976. É um tipo de avião normalmente usado para transporte pessoal, como táxi aéreo ou para formação. O modelo é fabricado desde os anos 1960, e desde então há registo de vários acidentes envolvendo estas aeronaves.

Em 1972, o primo da Rainha, o Príncipe William de Gloucester, morreu, juntamente com o copiloto, num Piper Cherokee Arrow, depois de o avião se despenhar na descolagem, Halfpenny Green, durante uma competição.