O exército russo iniciou no domingo uma retirada da região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, anunciou segunda-feira o chefe da administração militar ucraniana de Sumy, Dimitro Zhivitski.

Uma grande marcha de tropas russas na região começou na zona entre Bilopillya a Konotop, incluindo nas comunidades de Putivl, Buryn, Novo-Slobidskaya e Popivska, avançou a emissora pública ucraniana Suspilne.

Nos últimos dias, novas colunas de soldados russos tinham avançado na região de Sumy, “entrincheirando-se, aterrorizando comunidades e atirando contra civis”, disse Zhivitski na plataforma Telegram.

“Vimos um grande número de batalhões a voltar para a Rússia, com a nossa artilharia a persegui-los. As Forças Armadas ucranianas e a defesa territorial empurraram-nos por toda a região de Chernigov”, perto da fronteira com a Bielorrússia, disse o líder militar.

Ele disse que, apesar da maioria do exército russo ter deixado a área há alguns dias, permaneceram ainda pequenos grupos de russos.

O território está a ser limpo, temos que ter muito cuidado, porque os soldados russos estão com medo. Pode haver dezenas ou centenas deles”, disse o chefe da administração militar de Sumy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca de Chernigov, Vladislav Atroshenko, disse no domingo que 70% da cidade está destruída.

“É devastador para mim pessoalmente e para Chernigov. […] as consequências são graves, como foram em Bucha e Kharkiv, e possivelmente em Mariupol”, disse Atroshenko, citado pelo jornal ucraniano Ukrayinska Pravda.

O autarca disse que está concentrado em garantir que a população local tenha acesso a aquecimento, em avaliar as perdas e em retomar a economia local, paralisada pelos ataques russos.

De acordo com o Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia, até domingo a Rússia perdeu cerca de 18.000 soldados, 644 tanques, 143 aviões, 134 helicópteros e muitas outras armas e equipamentos.