Barack Obama, o antigo Presidente dos Estados Unidos, regressou esta terça-feira à Casa Branca para assinalar o 12.º aniversário da lei de cuidados de saúde conhecida por Obamacare. Ao seu lado estava Joe Biden, o seu “número dois” durante oito anos – inclusive quando o Affordable Care Act (ACA) foi implementada em março de 2010.

Porque é que o Obamacare divide tanto os americanos?

É bom estar de volta à Casa Branca. Já faz algum tempo”, começou por declarar Obama. “Orgulhoso” por saber que ajudou a fornecer melhores cuidados de saúde a milhões de cidadãos nos EUA, sublinhou que “a ACA é um exemplo do motivo pelo qual se concorre a um cargo” político.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seu discurso, contudo, ficou marcado pelo momento em que chamou “vice-presidente” a Joe Biden, designação que corrigiu rapidamente. “Foi uma piada!”, admitiu, antes de o ir abraçar: “foi tudo planeado. Meu Presidente, Joe Biden”.

O atual líder norte-americano, Joel Biden, quer agora estender o alcance da lei para que abranja mais cidadãos. Na ocasião, deu ao 44.º Presidente dos EUA todo o crédito pela reforma original, que tem sobrevivido a repetidas tentativas de revogação dos republicanos.