As embalagens GoGo squeeZ – essas mesmas, dos deliciosos lanches de fruta – estão a ser transformadas em equipamentos recreativos para crianças de todo o País. A marca está empenhada na sustentabilidade e desafia-nos a todos a fazer o mesmo.

1- Espremer a sustentabilidade

A esta altura já (quase) toda a gente sabe o que é o GoGo squeeZ. Certo? Distraídos da fruta, tomem lá nota: aquelas saquetas de onde vocês espremem lanches saudáveis e divertidos são GoGo squeeZ – por isso é que eles dizem “é fruta para levar”. Se já estamos todos na mesma página, vamos ao que interessa.

GoGo squeeZ chegou a Portugal em 2017 e, para dar resposta às preocupações ambientais que nos últimos anos mobilizam toda a sociedade, a marca está cada vez mais empenhada em ajudar o planeta e as gerações mais novas. Chama-se a isto política de sustentabilidade e responsabilidade social. Como funciona na prática? Leia até ao fim e descubra também uma iniciativa chamada Missão Recicla.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 – Adeus, alumínio. Adeus, tanto plástico

Para começar, as embalagens estão diferentes, mais sustentáveis. O resultado são saquetas cheias de fruta, como sempre, mas agora sem a pesada pegada de dióxido de carbono, que é precisamente o gás que provoca o aquecimento global e todos os problemas ambientais que infelizmente aparecem nas notícias.

Na prática, esta descarbonização já vem desde 2020, quando o GoGo squeeZ passou a ter um design mais ecológico. Adeus, alumínio nas saquetas. Adeus, tanto plástico. A embalagem inclui uma renovada heli-tampa – a já famosa tampa em forma de helicóptero, feita com menos 40% de plástico. Os responsáveis pela marca confidenciaram-nos outra novidade, prevista para breve. Até vamos colocar entre aspas, para sermos fiéis ao que nos disseram: “A marca tem como objetivo de futuro próximo passar a ter uma saqueta feita 100% de polietileno, deixando de ser feita de plásticos mistos, o que vai permitir que a embalagem seja 100% reciclável” em Portugal (chiu… ainda é segredo).

3- E agora… Missão Recicla

Mas como GoGo squeeZ quer contribuir ainda mais para reduzir a pegada ecológica, pensou num novo projeto. Grande, diferente e único. Chama-se Missão Recicla e tem por objetivo promover a reciclagem de embalagens usadas, que depois dão origem a equipamentos para os recreios das crianças (tanto em escolas como em instituições de solidariedade social com crianças a cargo). O apelo da marca é entusiástico: “Ajuda-nos a tornar os recreios das crianças portuguesas ainda mais divertidos!”

A Missão Recicla vai contribuir para a educação ambiental das crianças, já que os consumidores são convidados a juntar-se a este movimento. É uma forma de responsabilidade social da marca, que espera tornar-se uma referência positiva, para que a seguir outros possam fazer o mesmo (chama-se a isto benchmarking, ou seja, pioneirismo nas melhores práticas).

4- Como é que podemos todos ajudar?

A missão é possível e é simples: saqueta a saqueta, heli-tampa a heli-tampa. Como? Primeiro, é preciso saborear este snack prático e saudável. Segundo, temos mesmo de depositar a embalagem no ecoponto amarelo. Terceiro, a marca compromete-se a dar uma segunda vida às embalagens GoGo squeeZ, transformando-as em material recreativo. São equipamentos de plástico 100% reciclado, que vão para escolas e organizações sociais portuguesas que cuidam de crianças. O ciclo é imparável. Crianças e famílias: não há muito tempo a perder.

Os equipamentos instalados nos recreios evitam que as embalagens vão para um aterro e impedem ainda que para o mesmo tipo de jogos de recreio e casinhas se gastem recursos naturais como a madeira. Por curiosidade, uma casinha de brincar equivale a cerca de 127 mil embalagens GoGo squeeZ.

Os interessados podem acompanhar as entregas de equipamentos através do site gogosqueez.pt. Foram escolhidas escolas e instituições particulares de solidariedade social que precisavam de melhorar os seus espaços ao ar livre e zonas recreativas habitualmente frequentadas por crianças. Mas qualquer escola que tenha a mesma necessidade pode contactar o GoGo squeeZ e entrar na Missão Recicla.