A Austrália anunciou esta quinta-feira a imposição de sanções financeiras e de movimentos ao coronel do exército russo Mikhail Mizintsev, apelidado de “o carniceiro de Mariupol”, a outros 64 russos e a dois ucranianos, pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Quem é o “carniceiro de Mariupol”, agora alvo de sanções britânicas?

Anuncio hoje [quinta-feira] mais 67 sanções contra as elites e oligarcas russos, contra os mais próximos de Putin que facilitam e apoiam as suas ações ultrajantes”, disse a ministra Marise Payne, segundo a agência Reuters.

Além de Mizintsev, acusado do bombardeamento de um teatro cheio de civis na cidade de Mariupol, as medidas sancionatórias afetam o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Grigorenko, e o ministro do Desenvolvimento Económico, Maxim Reshetnikov, entre outros altos funcionários, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ataque ao teatro de Mariupol terá feito 300 mortos, anuncia o município

A lista inclui ainda Galina Danilchenko, que foi nomeada pelos russos presidente da Câmara da cidade ucraniana de Melitopol imediatamente depois de ter sido ocupada pelas tropas de Moscovo, e o deputado ucraniano Oleg Voloshyn, que, segundo o Governo australiano, trabalha com a Rússia e contra o governo de Kiev.

A nova ronda de sanções surge depois de mais indícios de crimes de guerra, com as mortes de centenas de civis, atribuídas às forças russas, na cidade ucraniana de Bucha e noutras cidades ao redor de Kiev.

Até agora, desde o início da invasão russa da Ucrânia, a Austrália impôs, no total, sanções contra a Rússia e a sua aliada Bielorrússia abrangendo cerca de 600 indivíduos e entidades, incluindo o Presidente russo, Vladimir Putin.

Camberra também destinou mais de 180 milhões de dólares australianos (cerca de 124 milhões de euros) em ajuda à Ucrânia, a maior parte deles no envio de equipamento militar.

Esta semana, o Governo australiano anunciou a proibição da exportação para a Rússia de todos os bens de luxo, incluindo vinhos, lagostas, vestuário, calçado e peças para automóveis, entre outros, em resposta à invasão “ilegal” da Ucrânia.