O presidente da Associação Nacional de Restaurantes (Pro.Var) apelou nesta sexta-feira ao Governo para reduzir o IVA da restauração de 13% para 6%, para fazer face à inflação das matérias-primas e das energias e combustíveis.

“Neste momento é absolutamente crucial que o governo reduza o IVA da restauração de 13% para 6%, porque com esta pressão toda (…) já estamos a assistir a muitos restaurantes a encerrar e muitos outros estão com extremas dificuldades”, declarou Daniel Serra, presidente da Pro.Var.

Segundo Daniel Serra, a situação é “mesmo muito grave” e por isso a associação Pro.Var vai reunir com empresários do setor na próxima terça-feira e os temas são a “pressão inflacionista” e a criação de “medidas” para responder a crise do aumento de preços relacionado com a guerra na Ucrânia.

Uma central de compras pode ser uma das soluções, avançou à agência Lusa Daniel Serra, explicando que tal serviria para proteger a restauração nas ‘commodities'” (bens que não sofrem processos de alteração ou que são pouco diferenciados, como frutas, legumes, cereais, azeites, óleos, açucares, entre outros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seria uma forma de “pressionar para que os grandes grupos também não abusem da posição dominante que têm, acrescentou.

Segundo Daniel Serra, a escassez ou a previsão de escassez de algumas matérias-primas, “essencialmente farinhas, azeite e óleo”, está a levar os empresários do setor retalhista e grossista a “açambarcar” esses produtos para armazéns, acusa Daniel Serra, apelando ao Governo para que haja com fiscalização e controlo através da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

O Governo vai apresentar na próxima segunda-feira aos grupos parlamentares e deputados únicos de partidos as linhas gerais da sua proposta de Orçamento do Estado para 2022, documento que o primeiro-ministro adiantou que será divulgado na próxima semana.