António Costa começou a discussão, na Assembleia da República, na quinta-feira com o anúncio de um conjunto de medidas de apoio a empresas e consumidores por causa da escalada de preços nomeadamente nos combustíveis.

E declarou logo que as medidas seriam aprovadas esta sexta-feira. O Governo avança, agora, que aprovou em Conselho de Ministros esses apoios.

Em comunicado revela a aprovação de vários diplomas:

  • Projeto de proposta de Lei que consagra um pacote de medidas, de natureza extraordinária e temporária, para fazer face aos efeitos decorrentes do aumento dos preços dos combustíveis — o que significa que esta terá de ir ao Parlamento;
  • Decreto-Lei que aprova o sistema de incentivos “Apoiar as Indústrias Intensivas em Gás”;
  • Decreto-Lei que cria um regime excecional e temporário de compensação destinado aos profissionais da pesca pelo acréscimo de custos de produção provocada pelo conflito armado na Ucrânia;
  • Decreto-Lei que estabelece medidas de apoio às famílias, trabalhadores e empresas no âmbito do conflito armado na Ucrânia;
  • Decreto-Lei que aprova medidas excecionais que visam assegurar a simplificação dos procedimentos de produção de energia a partir de fontes renováveis.

Fora deste âmbito, o Conselho de Ministros aprovou, ainda, o projeto de proposta de Lei que altera a Lei de Enquadramento Orçamental.

No campo das medidas de apoio, conforme revelou António Costa, o Governo pretende a redução imediata do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) para assegurar o efeito que teria no preço final a passagem do IVA para a taxa intermédia de 13%. Serão mantidos o mecanismo de compensação fiscal das subidas da receita do IVA nos combustíveis e o congelamento da atualização da taxa de carbono é estendido até ao final do ano. Vão ser estendidos os apoios de 30 cêntimos por litro à compra de combustíveis por parte do setor social. António Costa anunciou igualmente a criação de uma tarifa social do gás profissional para o transporte de mercadorias que usa gás natural veicular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para as empresas consumidoras intensivas de eletricidade estão previstas ajudas de Estado para suportar os custos com a compra de gás natural e que serão direcionadas para os setores mais vulneráveis: agricultura, pescas, transportes, setor social. Estes setores irão ainda beneficiar da flexibilização dos pagamentos fiscais e à Segurança Social. As ajudas de Estado para a fatura da energia vão ainda distinguir as indústria mais atingidas pela crise energética: têxteis, pasta de papel, cimentos, têxtil, cerâmicas, vidro e indústria química.

António Costa sinalizou, ainda, a intenção de aplicar taxa de IVA reduzida a equipamentos elétricos que permitam reduzir a dependência de gás por parte das famílias, por exemplo, caldeiras de aquecimento de água. E anunciou a simplificação dos procedimentos de descarbonização da indústria e de instalação de painéis solares.

Para a agricultura e pescas, António Costa anunciou uma isenção temporária do IVA dos fertilizantes e das rações; o alargada até ao final do ano da redução do ISP sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola; e a disponibilização de mais 18,2 milhões de euros para mitigar os custos acrescidos dos produtores com a alimentação animal e com os fertilizantes. As verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos, em 2022 e 2023, para a agroindústria, a exploração agrícola e os aproveitamentos hidroagrícolas, serão reforçadas.

Por outro lado, será alargado “a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas as medidas de apoio ao preço do cabaz alimentar e das botijas de gás”, e não apenas às que dispõem da tarifa social de energia.

Governo baixa ISP até Bruxelas autorizar descida do IVA. Medida pode retirar até 16 cêntimos ao preço. Conheça todas as medidas anunciadas