Mimi Reinhardt, a secretária de Oskar Schindler que escreveu a famosa lista que salvou a vida de centenas de judeus, morreu, na sexta-feira, aos 107 anos, revelou a neta. A compilação de nomes deu origem ao filme “A Lista de Schindler” (1993) de Steven Spielberg: retirados do gueto de Cracóvia e empregados nas fábricas do empresário, os judeus foram protegidos de uma deportação certa para os campos de concentração nazis.

A minha avó, tão querida e tão única, morreu com 107 anos.Que descanse em paz”, afirmou na sexta-feira a neta da heroína da Segunda Grande Guerra.

Também ela de origem judaica, Mimi Reinhardt trabalhou para Schindler até 1945, período durante o qual elaborou a referida lista de cerca de 1300 judeus. Segundo o The Guardian, depois da Segunda Grande Guerra, a secretária mudou-se para Nova Iorque, onde acabou por viver as décadas seguintes. Em 2007, foi para junto do seu único filho, em Tel Aviv (Israel).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Menina do casaco vermelho” do filme “Lista de Schindler” está a ajudar refugiados ucranianos na Polónia

Oskar Schindler, que morreu em 1974, foi condecorado pelo museu do Holocausto de Israel com o título “Justo entre as Nações”. Foi o primeiro membro do Partido Nazi a receber esta condecoração, atribuída a pessoas não pertencentes à religião hebraica que tenham salvo judeus durante o Holocausto.