A polícia de Nova Iorque confirmou que pelo menos 16 pessoas ficaram feridas na sequência de um tiroteio, na manhã desta terça-feira, numa estação de metro em Brooklyn, Nova Iorque. Dados de três hospitais da cidade, citados pelo Washington Post e não confirmados por autoridades policiais, elevam o número para 29.

O suspeito do ataque — que continua em fuga — é um homem que se apresentava vestido como um trabalhador da construção civil, sendo que se desconhece se trabalharia de facto neste setor. Além do fato-macaco verde e de uma sweatshirt cinzenta, o suspeito usou ainda uma máscara de gás. Em causa, segundo uma conferência de imprensa realizada na tarde desta terça-feira pelas autoridades locais, estará um homem afro-americano de “constituição robusta”, com 1,65 metros de altura e cerca de 80 quilogramas.

Nas referidas declarações, a governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, considerou o suspeito um indivíduo “perigoso”, tendo alertado a população para se manter “muito vigilante”.

Ao final da noite, as autoridades indicaram que conseguiram identificar uma “pessoa de interesse”, depois de encontrarem um cartão de crédito no local do tiroteio. O cartão foi usado para alugar uma carrinha que a polícia acredita estar relacionada com o caso. Horas depois, a polícia de Nova Iorque identificou esta “pessoa de interesse” como Frank James e apelou a quem saiba do seu paradeiro informe as autoridades.

O homem terá baleado 10 pessoas depois de ativar uma bomba de fumo. O explosivo inicialmente lançado poderá, segundo as autoridades, ter servido para distrair a multidão na estação do metro, numa altura em que as pessoas se deslocariam na hora de ponta.

A polícia tem procurado o suspeito nos túneis do metro de Brooklyn, depois de várias testemunhas terem afirmado ver o homem a saltar para os trilhos do metro. Há também um vídeo captado por uma testemunha no local que está a permitir à polícia de Nova Iorque identificar o suspeito do tiroteio no metro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR