A Europol, a agência policial europeia, anunciou, esta terça-feira, o encerramento de uma das maiores plataformas de “hackers” do mundo, que vendia acesso a banco de dados de várias empresas norte-americanas que tinham sido alvo de ciberataques.

A sua “infraestrutura” foi apreendida e o seu administrador e os seus dois cúmplices foram detidos, adianta a Europol, em comunicado.

Segundo o FBI, o líder da rede criminosa é um português de 21 anos, que continua detido à espera de ser extraditado.

Lançado em 2015, o “RaidForum” tinha mais de meio milhão de utilizadores, de acordo com a Europol, e era um dos maiores fóruns de “hackers” do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta plataforma fez o seu nome vendendo acesso a bancos de dados vazados muito mediatizados de várias empresas norte-americanas em diferentes setores”, acrescentaram as autoridades policiais europeias.

“Os bancos de dados têm informações sobre milhões de cartões de crédito, números de contas bancária”, bem como nomes de utilizadores e palavras-chave associados necessários para aceder a contas “online”, referiu a Europol.

A operação batizada de “Torniquete” foi coordenada pela Europol que apoiou investigações nos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Roménia.

A operação foi o “culminar de um ano de planificação meticuloso entre as autoridades policiais envolvidas na preparação da ação”, rematou a Europol.