O canal de televisão britânico BBC avisou, esta quarta-feira, que os propagandistas russos utilizaram um “vídeo falso” para culpar a Ucrânia do ataque a uma estação de comboios em Kramatorsk, que fez 52 vítimas mortais.

A estação está “consciente do vídeo falso com a marca de água da BBC News” que sugere que a Ucrânia “foi responsável pelo ataque com mísseis na estação de comboios em Kramatorsk”. Na sua conta do Twitter, o canal garantiu que está agir para que o vídeo “seja removido”.

“Apelamos às pessoas para não o partilharem e para verificarem as histórias no website da BBC News”, instou também o canal.

Este vídeo foi mostrado na televisão estatal russa e também foi partilhado em várias redes sociais, incluindo em grupos de apoio à Rússia, sendo que o canal britânico garante não o ter filmado.

Com base neste vídeo, a Rússia acusava a Ucrânia de atacar os seus próprios civis. Até ao momento, o ministro da Defesa russa ainda não reconheceu a autoria do ataque: “Todas as acusações de representantes do regime nacionalista de Kiev de que a Rússia realizou um ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk são uma provocação e não correspondem à verdade”.

O ataque atingiu a estação ferroviária no momento em que “milhares de civis” esperavam no local para fugir da região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR