O Presidente dos EUA, Joe Biden, vetou o bloqueio de vários documentos da Casa Branca do período em que Donald Trump liderava a Sala Oval.

Numa carta divulgada esta quarta-feira pelos Arquivos Nacionais dos EUA, o arquivista David Ferriero afirmou que foi autorizada a entrega dos documentos, no dia 28 de abril, à comissão encarregue de investigar o ataque ao Capitólio.

O Presidente decidiu que a atribuição de privilégio executivo não serve os melhores interesses dos Estados Unidos, e portanto não é justificada”, afirmou a Casa Branca, segundo o The Hill.

No mês de fevereiro, Joe Biden tinha já renunciado os privilégios executivos em relação ao registo de visitantes da Casa Branca, que incluíam o dia 6 de janeiro de 2021.

Ainda não é claro que tipo de documentos serão. O antigo Presidente Donald Trump tentou, no passado, aplicar o seu privilégio executivo — que permite bloquear o acesso a documentos confidenciais da Casa Branca por líderes da Sala Oval — a vários diários, agendas e correspondência relacionados com o ataque ao Capitólio. O Supremo Tribunal de Justiça, contudo, recusou na altura o bloqueio destes documentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR