Há 68 anos, o ator Sidney Poitier tornou-se no primeiro afro-americano a ganhar o Óscar de Melhor Ator, em 1964, com o filme “Os Lírios do Campo”.

O prémio foi o segundo Óscar de qualquer categoria atribuído a um afro-americano — o primeiro, de Melhor Atriz Coadjuvante, foi dado à atriz Hattie McDaniel pela sua participação no filme “E Tudo o Vento Levou”, em 1939.

Sidney Poitier, nascido em 1927 nos Estados Unidos da América, morreu a 6 de janeiro de 2022, com 94 anos.

Viveu com os pais nas Bahamas até à adolescência, tendo depois voltado para os EUA, onde se alistou pelo exército norte-americano para combater na Segunda Grande Guerra. Frequentou o American Negro Theatre, em Nova Iorque, e atuou na Broadway pela primeira vez em 1946, numa produção afro-americana intitulada “Lysistrata”. Em 1950, começou a atuar em longas-metragens de Hollywood.

Além do Óscar de Melhor Ator, tornou-se, em 2002, no primeiro ator negro a receber um Óscar Honorário pela sua carreira no mundo do cinema. Apenas nesse mesmo ano a categoria de Melhor Ator seria ganha pela segunda vez por um ator afro-americano: Denzel Washington levou para casa a estatueta de ouro pelo seu papel no filme “Dia de Treino”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Levo comigo as aspirações e esperanças de um povo”. Morreu Sidney Poitier, o primeiro ator negro a vencer o Óscar

Em 2009, o ator recebeu a Medalha da Liberdade, atribuída por Barack Obama, então Presidente dos EUA.