Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (ML) cumprem, esta quinta-feira, uma greve parcial entre as 05h00 e as 10h00, prevendo-se que a circulação seja afetada e se inicie pelas 10h30.

Uma paralisação nos mesmos moldes terá lugar no dia 22 de abril, segundo informou, em comunicado, o Metropolitano de Lisboa.

Na nota, a empresa admite constrangimentos no serviço de transportes no período decretado para a paralisação.

Os trabalhadores do ML já tinham realizado uma greve parcial (05h00-09h00) nos dias 11 e 18 de março, alegando a “falta de condições de trabalho na área operacional dos maquinistas”.

Contactada pela agência Lusa, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), explicou que esta paralisação assenta nos mesmos pressupostos das duas greves parciais realizadas em março.

É a continuação da luta anterior. Portanto, tem a ver com as condições de trabalho da área operacional dos maquinistas e das chefias do posto de comando central. Infelizmente, ainda não se conseguiu chegar a acordo, o que motiva a continuação da luta”, justificou a sindicalista.

Segundo Anabela Carvalheira, os sindicatos pretendem que a empresa “coloque em prática uma série de compromissos assumidos para com os trabalhadores há muito tempo”.

Em janeiro, maquinistas e inspetores do Metropolitano de Lisboa enviaram um ofício ao conselho de administração da empresa com as reivindicações dos trabalhadores, não descartando novas formas de luta, como a greve, caso as suas pretensões não fossem atendidas.

Na altura, deram um prazo de oito dias à empresa para que fosse dada uma resposta e apontadas soluções, sendo que há cerca de 300 pessoas no universo de trabalhadores maquinistas, encarregados e inspetores de tração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR