A Universidade de Paris 8 decidiu atribuir o título de doutor “honoris causa” ao sociólogo e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, foi nesta quarta-feira anunciado.

A atribuição do título é justificada por aquela instituição francesa por considerar Boaventura de Sousa Santos “uma das principais figuras das humanidades, que se destaca como um pensador mundialmente aclamado pelo seu trabalho científico e empenho nas questões sociais”, afirmou o CES, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A cerimónia de entrega da distinção vai decorrer a 4 de maio, sendo organizadas, nesse âmbito, uma série de oficinas e mesas redondas sobre “O Fim do Império Cognitivo”, livro do sociólogo.

Nessas iniciativas, além do galardoado, participarão diversos convidados, entre os quais os investigadores do CES, “Maria Paula Meneses, João Arriscado Nunes e José Manuel Mendes”, referiu a instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na nota de imprensa, o CES realça que esta distinção se junta às conferidas por diversas universidades de vários países, como Canadá, Brasil, Argentina, México ou Espanha, entre outros.

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (Estados Unidos) e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Recentemente, dirigiu o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europea um novo modo de partilhar as experiências do mundo.

Para além de ser diretor emérito do CES, Boaventura de Sousa Santos é ainda coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.