A Lamborghini figura, por direito próprio, entre os construtores de automóveis que mais fazem sonhar os amantes de superdesportivos e, agora, volta a despertar tentações com uma nova adição à gama Huracán, baseada no EVO RWD, o que é sinónimo de tracção traseira com a última versão do V10 do construtor italiano. O Huracán Tecnica foi projectado para maximizar o prazer de condução em estrada e em pista, para o que conta com melhorias no chassi e na aerodinâmica, oferecendo mais 30 cv de potência do que o EVO RWD. No total, extrai 640 cv e 565 Nm de binário às 6500 rpm do mesmo motor de 5,2 litros naturalmente aspirado que está ao serviço do Huracán STO.

Só que enquanto este último foi concebido para uso em pista, o novo Tecnica é um pouco mais “civilizado”, procurando fazer a ponte entre o melhor de dois mundos. Ou seja, é mais radical que o EVO RWD (virado para uma utilização diária) e menos extremo que o STO (projectado para os circuitos). Posicionado justamente entre estas duas versões, o Huracán Tecnica quer satisfazer duplamente, ora se assumindo como um dois lugares refinado, ora se convertendo numa espécie de injecção de adrenalina que convida a desafiar os limites.

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Por fora, as alterações não se limitaram a conferir ao Tecnica um aspecto mais musculado, antes visando o melhor compromisso entre peso e aerodinâmica – tudo para elevar o desempenho. Sendo 6 cm mais comprido que o EVO RWD, o que não é muito, como a altura e a largura se mantêm, o novo superdesportivo italiano exibe um ar mais imponente, reforçado pelas jantes Damiso de 20 polegadas de desenho hexagonal, inspiradas no Vision GT, que calçam pneus Bridgestone Potenza Sport (245/30 R20 à frente e 305/30 R20 atrás). À frente, o Tecnica integra uma entrada de ar com uma nova divisória para conduzir o fluxo de ar, melhorando a refrigeração e a downforce, enquanto a secção posterior também foi redesenhada, contando com um novo pára-choques onde sobressaem as duas novas saídas de escape hexagonais. Tão ou mais importante é que o capot do motor é novo e integralmente em fibra de carbono, e o pequeno óculo traseiro é diferente, para melhorar a visibilidade. Mexidas ainda na asa traseira fixa que, embora mais pequena que no STO, permite ao Huracán Tecnica oferecer mais 35% de carga aerodinâmica traseira face ao EVO RWD. Sob a carroçaria encontra-se uma série de deflectores destinados a melhorar ainda mais o fluxo de ar, pelo que a marca diz ter conseguido uma melhoria de 20% na resistência aerodinâmica, comparando com o EVO.

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Todo este “pacote” contribui para a Lamborghini reivindicar para o seu Tecnica 325 km/h de velocidade máxima, passando pelos 100 km/h em 3,2 segundos. Os 200 km/h ficam para trás ao fim de 9,1 segundos e, como num modelo com esta capacidade de aceleração a eficácia na travagem é crucial, esta variante do Huracán usufrui de melhorias na refrigeração do sistema de travagem, com o fluxo de ar a ser conduzido para os discos em carbocerâmica, o que ajuda a conter a temperatura e a “prolongar” a vida útil das pastilhas. A imobilização total, de 100 a 0 km/h, faz-se em 31,5 metros.

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Segundo o construtor de Sant’Agata Bolognese, o Tecnica conta com o sistema específico Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata e diferentes calibrações dos modos de condução para que o modelo possa estar à altura das expectativas quer numa utilização banal, no dia a dia, quer em pista. Para tal, o controlo de tracção ajusta-se nos modos Strada, Sport e Corsa, sendo que o primeiro favorece a estabilidade, a manobrabilidade e o conforto. Já o segundo é mais desportivo, com a vectorização do binário a assegurar uma resposta ágil (e divertida) aos comandos do piloto. Por fim, no modo Corsa, o Tecnica revela a sua alma mais aguerrida, transformando-se num carro de corrida, com mais sensibilidade à pressão do acelerador, mais rapidez nas passagens de caixa e mais grip.

Personalizável através do programa de customização da marca (Ad Personam), o Huracán Tecnica pode apresentar-se com tejadilho e saída de escape a preto ou na cor da carroçaria. De série, há oito cores à escolha do cliente, mas via Ad Personam a paleta soma mais 200 possíveis. A que há que juntar ainda uma série de outros itens, desde arneses a inscrições bordadas nos encostos de cabeça. O limite é só um: o orçamento. A propósito, não há ainda preços definidos para a nova “máquina” da Lamborghini que, ao contrário do STO, não vai ser proposta em série limitada.