O CDS-PP dos Açores afirmou esta segunda-feira estar “completamente de acordo” com a remodelação no Governo Regional, sublinhando estar “ao lado” do presidente do executivo, “num acordo que sempre funcionou muito bem” entre PSD, PPM e CDS.

Em declarações à agência Lusa, Félix Rodrigues, vice-presidente do CDS-PP nos Açores, salientou que o partido “entendeu por bem” a decisão do presidente do Governo Regional, “ficando claramente ao lado” de José Manuel Bolieiro, “num acordo que sempre funcionou muito bem com o PSD, PPM e CDS”.

Estamos politicamente de acordo nesta reformulação”, afirmou.

O vice-presidente do CDS nos Açores recusou que existam “questões pessoais” para a remodelação realizada no Governo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

“Há questões de desempenho que foram avaliadas pelo senhor presidente. Dentro da autoridade que ele tem, como presidente do Governo dos Açores, falou com os seus parceiros e o CDS está completamente de acordo com a reformulação que foi feita”, vincou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre o timing da mudança governativa, admitiu que o CDS entendia que “já antes se poderia ter feito uma reformulação do Governo”.

O responsável salvaguardou que, por se tratar de “um Governo que é dialogante e tem três partes envolvidas”, há que “respeitar os timings de cada um”.

“Caberia sempre ao presidente do Governo tomar esta decisão” quando entendesse tomá-la. E o CDS apoiou”, rematou o vice-presidente do CDS-PP nos Açores.

O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou esta segunda-feira uma remodelação do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), que passa a ter menos duas secretarias regionais, implica a saída de quatro secretários (Finanças, Turismo, Cultura e Obras Públicas) e a entrada de dois.

Remodelação. Governo dos Açores mais pequeno com saída de quatro secretários e entrada de dois

Com esta remodelação, saem do executivo açoriano quatro secretários regionais: Joaquim Bastos e Silva (Finanças, Planeamento e Administração Pública), Mário Mota Borges (Turismo e Energia), Susete Amaro (Cultura, Ciência e Transição Digital) e Ana Carvalho (Obras Públicas e Comunicações).

O secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, passa a assumir as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, entrando para o seu cargo a ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro.

A antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral será a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, assumindo ainda a área da Energia.

O atual Governo Regional, que resulta de uma coligação entre PSD, CDS-PP e PPM e tem apoio parlamentar de outros três deputados (CH, IL e independente), tomou posse em novembro de 2020, depois de o PS, que governava a região há 24 anos, ter vencido as eleições sem maioria absoluta.

Na altura, José Manuel Bolieiro apresentou um executivo com 10 secretarias regionais e uma subsecretaria, para além de presidência e vice-presidência.

Um ano e cinco meses depois, o presidente do Governo Regional regressou ao Solar da Madre de Deus para apresentar ao Representante da República, Pedro Catarino, um executivo com menos secretarias regionais e novos titulares das pastas.

Mantêm-se no executivo, para além do presidente José Manuel Bolieiro, o vice-presidente Artur Lima, a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, o do Mar e das Pescas, Manuel São João, e o do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

Os novos secretários regionais tomam posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

A orgânica completa deverá ser publicada na quarta-feira, depois de aprovada em Conselho de Governo, na terça-feira à noite.