Benfica-Sporting, Sporting-Benfica. Pavilhão da Luz, Pavilhão João Rocha, campo neutro. Provas nacionais, Liga dos Campeões. Dérbi é sempre dérbi mas no futsal atinge o seu expoente máximo, não só pelo número grande de duelos diretos ao longo de cada temporada mas também pela expressão que os mesmos atingem, Esta época não é exceção e, depois da partida da primeira volta da Liga e das finais da Supertaça e da Taça da Liga, os encarnados serviam agora de anfitriões para mais um capítulo de uma história com mais de 120 encontros em duas décadas. No entanto, nem tudo era igual ao que costuma ser nas edições passadas.

Sporting vence Benfica no primeiro dérbi da época e sobe à liderança do Campeonato de futsal

Ao longo desse período, o conjunto da Luz já chegou a ter uma série de sete encontros sem derrotas entre os anos de 2013 e 2015 (cinco vitórias e dois empates), ao passo que os leões conseguiram como registo máximo nove partidas sem desaires entre 2005 e 2007 (sete triunfos e dois empates). Ainda assim, nunca nenhuma das equipas conseguira uma série consecutiva de cinco vitórias frente ao rival em jogos oficiais, um registo que o Benfica tentava esta terça-feira quebrar: a seguir às duas derrotas que fecharam o último Campeonato, os encarnados tinham perdido as três partidas da presente época contra o conjunto verde e branco, algo que apostava em reverter olhando também para aquilo que serão os próximos compromissos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sporting goleia Benfica no terceiro dérbi da época e conquista Taça da Liga de futsal

“É um jogo importante para nós. Temos tido uma má dinâmica contra o Sporting nos últimos anos e temos de a parar. É muito difícil que possamos atingir o primeiro lugar na fase regular da Liga, mesmo perdendo na Luz é muito difícil que o Sporting perca quatro pontos nas restantes jornadas da competição, mas era importante contrariar essa dinâmica tendo em vista o que podemos encontrar no playoff e na Taça de Portugal. Não há jogos menos importantes entre Benfica e Sporting, são importantes para os nossos adeptos e queremos ganhar. É muito importante não perder a cabeça em nenhum momento, aconteça o que acontecer em campo. Não entrar nesse jogo. Somos bons quando jogamos, somos melhores. Não podemos perder a cabeça”, sublinhara na antevisão à BTV Pulpis, espanhol que comanda a equipa do Benfica.

“Tem a importância normal de um dérbi mas até pode decidir tudo. Ou seja, caso seja um resultado favorável para o Sporting, fica decidida a classificação do primeiro e segundo lugares. Vamos à Luz com esse objetivo. Vai ser um jogo duro, algumas vezes com mais coração do que discernimento no que pretendemos para o jogo mas tudo coisas normais que um dérbi acarreta. Esperamos alcançar mais um resultado igual aos últimos, ou seja, a vitória. Nos últimos três jogos com o Benfica foram três vitórias, até por números um pouco excessivos que não espelharam a realidade do equilíbrio sentido. No entanto, o Sporting foi eficaz e marcou nos momentos certos do jogo”, destacara Nuno Dias, técnico da formação verde e branca.

Sporting goleia Benfica com quatro golos sem resposta na segunda parte e conquista Supertaça de futsal

Contas feitas, e depois deste dérbi, Benfica e Sporting poderiam encontrar-se ainda num máximo de sete vezes até ao final da temporada: na final da Champions, que terá Benfica-Barcelona e Sporting-ACCS nas meias; na Taça de Portugal; e numa possível final da Liga que fosse à “negra”. Todavia, aquilo que iria estar em jogo esta terça-feira era sobretudo o primeiro lugar da fase regular da Liga e esse continua em aberto: depois de uma primeira parte em que foi superior e não deu hipóteses aos leões saindo para o intervalo a ganhar por 3-0, os encarnados aguentaram a vantagem no segundo tempo e conseguiram o primeiro triunfo da temporada no dérbi apesar da recuperação nos derradeiros minutos (3-2), ficando agora a quatro pontos do conjunto verde e branco quando faltam três jornadas para o fim da fase regular.

Após um começo equilibrado e com os dois guarda-redes em grande destaque, o Benfica conseguiu inaugurar o marcador aos 12′ por Jacaré, concluindo da melhor forma à boca da baliza uma assistência de Chishkala. Esse momento acabou por catapultar os encarnados para um melhor final de primeira parte, aumentando a vantagem até ao intervalo por Arthur, no seguimento de uma bola parada (15′) e com um remate forte a 20 segundos do descanso. No segundo tempo, André Sousa chegou mesmo a defender um livre direto de Cardinal mas o Sporting ainda reentrou no jogo com dois golos quase seguidos a dois minutos do final por Alex Merlim (38′) e Cavinato (39′), ainda assim insuficientes para evitar a derrota no Pavilhão da Luz.