Um adolescente norte-americano, de 19 anos, que tinha desaparecido em 2019 no Estado da Califórnia, foi encontrado com vida, no passado dia 9 de abril, numa bomba de gasolina no Utah. “Nunca parei de procurar por ele”, afirmou a mãe do jovem ao New York Post. “Não houve um dia em que não procurasse por ele, de uma maneira ou de outra.”

Connerjack Oswalt, um adolescente com autismo, desapareceu em Clearlake no dia 28 de setembro de 2019, quando tinha 16 anos. Semanas antes de ter sido encontrado pela polícia do condado de Summit, começaram a ser feitas várias chamadas para as autoridades a dar conta de uma pessoa em situação de sem-abrigo na área – segundo a NBC News, não existem muitas pessoas na rua nesta altura, visto tratar-se de uma região com baixas temperaturas.

Os agentes tentaram, então, falar com o jovem e ofereceram-se para o ajudar a encontrar um abrigo. Tudo em vão: o jovem rejeitou a ajuda das autoridades e também recusou dizer o nome.

Na última chamada feita a denunciar a presença de um suposto sem abrigo, no dia 9 de abril, foi reportado à polícia que um jovem estaria a dormir no exterior de uma bomba de gasolina. Após chegarem ao local, os polícias ofereceram-se para deixar Connerjack Oswalt permanecer, por momentos, no interior do veículo para se aquecer. Ainda sem saber o nome do jovem, os agentes conseguiram convencer o adolescente a deixar que lhe fossem recolhidas as impressões digitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com recurso à base de dados no Centro Nacional para Crianças Desaparecidas, e utilizando as impressões digitais, as autoridades descobriram que uma pessoa com esta identidade tinha sido dada como desaparecida na Califórnia e entraram em contacto com os pais de Connerjack Oswalt. O pai e o avô do adolescente viajaram de Idaho, para onde os pais do jovem se tinham entretanto mudado, até Summit Park, no Utah, para concluir o processo de identificação. 

Não tratámos o Oswalt como um criminoso. Tratámo-lo como alguém que que tinha alguma história mais profunda e que tínhamos de averiguar”, explicou ao jornal nova-iorquino o agente Justin Martinez. “Essa intuição foi o que reuniu de facto esta família.”