O Brasil acolheu mais de 70 mil imigrantes venezuelanos, disse esta quinta-feira o ministro da Defesa brasileiro, numa intervenção em direto para um encontro online e presencial a partir de Mafra, no distrito de Lisboa.

Na sua intervenção em direto a partir de Brasília, Paulo Nogueira de Oliveira afirmou que o Brasil “já ofereceu assistência a cerca de 700 mil imigrantes venezuelanos, interiorizando mais de 70 mil refugiados do país vizinho”.

Nos últimos 70 anos, as Forças Armadas brasileiras participaram em mais de meia centena de missões, espalhadas pela América central, Caribe, África, Ásia, Europa e Oriente Médio), envolvendo 55 mil militares, envolvendo 55 mil militares.

Falando sobre a construção da paz e da segurança internacionais, o ministro da Defesa brasileiro defendeu que, “para superar crises, é necessária uma atividade sinergética de todos e nenhum país está apto a desenvolver sozinho os desafios”, apelando por isso ao “fortalecimento de laços” entre as nações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O II Mafra Dialogues, que termina na sexta-feira, decorre de forma presencial no Palácio Nacional de Mafra e tem transmissão online.

A crise política, económica e social na Venezuela forçou mais de seis milhões de venezuelanos a abandonar o seu país à procura de melhores condições de vida, tratamento médicos, oportunidades profissionais e de estudo, entre outras.

Segundo a Plataforma Regional de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V) pelo menos 6.041.690 venezuelanos abandonaram o país nos últimos cinco anos.

A estimativa é que 4.992.215 residam em países da América Latina e das Caraíbas.

Mais de 1 milhão de venezuelanos optaram por radicar-se nos Estados Unidos de América, na Europa e noutros continentes.