Grammys à parte, a cantora Taylor Swift recebeu uma nova distinção, desta vez do mundo da ciência. Uma nova espécie de milípede descoberta nos Estados Unidos foi batizada como Nannaria swiftae, segundo um estudo recentemente publicado na revista ZooKeys.

O autor principal da investigação, Derek Hennen, um autoproclamado swiftie — o nome carinhoso que os fãs da cantora dão a si próprios –, queria homenagear a voz de “Shake It Off”.

A música dela ajudou-me a ultrapassar tempos complicados, e é o tipo de agradecimento que posso fazer pela alegria que a música dela me trouxe”, justificou o entomologista doutorado na Virginia Tech, cita-o a CNN.

Caso a notícia chegue à estrela da música, o cientista espera que ela fique feliz e encare a homenagem como uma oportunidade para aprender mais sobre este animal invertebrado. Uma espécie ter o nosso nome, acrescenta, “é uma honra”.

Hennen encontrou o “bonito” milípede — de cor castanha e manchas laranja avermelhadas — no Fall Creek Falls State Park em Spencer, Tenessee, o estado onde Swift começou a construir a carreira quando era adolescente.

Hennen viajou com Paul Marek, professor associado do departamento de entomologia da Virginia Tech, e Jack Means, aluno de doutoramento na mesma instituição de ensino, por 17 estados de 2015 e 2019 e encontraram 17 novas espécies de milípedes.

“É engraçado porque quando eu comecei, era do género: ‘Uau! Uma nova espécie!’, mas, com o passar dos anos, tornou-se: ‘Temos outra nova espécie de milípede, junta-a aos restantes'”, brincou.

Entre as caraterísticas deste animal, encontra-se o grande número de segmentos e patas e o facto de “reciclarem folhas” ao comerem plantas e ao fertilizarem o solo, através das fezes, explicou o swiftie.

Mas há mais: devido ao “amor e apoio”, Derek designou outra nova espécie como Nannaria marianae em homenagem à mulher. Quando o casal ia passear, Marian aguardava pacientemente que o marido procurasse milípedes.

É inédito para Swift, contudo, não no mundo da arte. Há um autêntico hall of fame de animais com nomes de celebridades, desde a drag queen Ru Paul que dá nome a uma mosca cor de arco-íris, de nome científico Opaluma rupaul, até Leonardo DiCaprio, cujo esforços na preservação de uma das últimas florestas tropicais de África levaram à Uvariopsisdicaprio, árvore à qual dá nome.

“Uvariopsis dicaprio”. Árvore descoberta nos Camarões nomeada por cientistas em homenagem a Leonardo DiCaprio