O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira a escritora e jornalista Maria Teresa Horta com a Ordem da Liberdade no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, após a sessão de estreia da peça ‘Ainda Marianas’.

Espetáculo “Ainda Marianas” quer resgatar do esquecimento livro das “três Marias”

“(…) Vou-lhe entregar a Ordem da Liberdade como entregarei aos representantes das famílias das duas Marias [Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa], que não podem estar connosco neste momento”, disse o chefe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.

“Que bom haver uma Maria connosco neste momento, em que se aproximam 50 anos do 25 de Abril e, portanto, 50 anos do dia 7 de maio, em que, depois de um longo percurso e uma grande aventura, foi feita justiça”, salientou.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou a “ajuda fundamental” das três escritoras e autoras das ‘Novas Cartas Portuguesas’.

“Começamos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril e começamos pelo princípio, o que antes do 25 de Abril juntou ao 25 de Abril. E uma grande ajuda — uma ajuda fundamental — foi a vossa (…) Aquilo que houve foi uma luta pela liberdade”, afirmou.

O chefe de Estado consagrou Maria Teresa Horta depois de “toda a gente sair” da sessão de estreia da peça de teatro que homenageia as ‘Novas Cartas Portuguesas’.