O rover da NASA, Perserverance, filmou um eclipse solar em Marte, criado por uma das luas do planeta, Phobos. Esta nova filmagem vai ajudar os cientistas a compreender melhor a órbita desta lua “em forma de batata”, escreveu a agência espacial norte-americana, e também a entender como a gravidade de Marte interage com o satélite natural.

O eclipse durou um total de 40 segundos e foi gravado com uma câmara de última geração, no dia 2 de abril. Phobos é 157 vezes mais pequena do que a lua da Terra. O outro satélite natural de Marte, Deimos, é ainda mais pequeno.

Em 2004, os rovers Spirit e Opportunity filmaram o primeiro eclipse lunar de Phobos. A filmagem deste mês, contudo, é o vídeo mais detalhado até ao momento deste evento espacial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sabia que ia ser bom, mas não esperava que fosse tão surpreendente“, afirmou Rachel Howson, que trabalha numa das equipas responsáveis pelo controlo do sistema da câmara Mastcam-Z, do Perserverance.

A cientista explicou ainda que embora o rover tivesse já enviado fotografias de baixa resolução das imagens do vídeo que chegariam depois, os dados finais, com resolução de elevada qualidade, equivaleram a “um dia de aniversário ou uma festividade“.

Sabíamos o que aí vinha, mas fomos surpreendidos à mesma quando chegou o produto final.”

A câmara instalada no rover possui um filtro que permite olhar para a lua e ao mesmo tempo filtrar parte da luz solar – o que se traduz em fotografias onde são visíveis os detalhes da superfície de Phobos.

Esta lua tem, porém, o destino traçado. A sua órbita tem vindo a alterar-se em função da força gravitacional de Marte e irá colidir com o planeta dentro de dezenas de milhões de anos.