Não é uma decisão fácil, por vezes. Perante a chegada de um novo bebé, muitos casais se questionam: como escolher o nome perfeito? Para resolver este problema, nos EUA há uma especialista na área, a professional baby namer Taylor A. Humphrey.

Em 2021, Humphrey ajudou a encontrar o nome ideal para mais de cem crianças. Os seus serviços custam desde 1.500 dólares (aproximadamente 1.381 euros), e os indecisos têm, assim, direito a uma lista personalizada de nomes — baseada num questionário que o casal preenche e numa investigação genealógica. Há, contudo, opções que valem 10 mil dólares (cerca de 9 mil euros).

Agradar ao pai e à mãe nem sempre é fácil, confessou ao The New Yorker. Um cliente do Wisconsin (EUA), que recorreu a uma barriga de aluguer e está à espera de um menino, gostou do nome Soren, porém  era muito parecido com o do filho de um colega, Oren, e essa coincidência preocupava-o.

“Os nomes rimam, mas teriam um significado totalmente diferente”, explicou Humphrey. “E é mais ou menos um nome da Escandinávia, o que faz parte das suas origens”. Os argumentos não foram suficientes para convencer o quase papá e, durante a conversa telefónica, a norte-americana sugeriu Stellan. “Eu penso em estrelas cadentes”, justificou. “Parece muito com Stalin”, contrapôs o cliente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noutro episódio, contou, propôs o nome Parks a um casal que lhe confidenciou que se beijou pela primeira vez numa cidade chamada Parker. Outros casos são de pais que ficaram sem criatividade após o terceiro ou o quarto filho.

A mulher que ganha a vida a dar sugestões tem 33 anos e vive nos Estados Unidos. Mas, afinal, como descobriu esta vocação? Graças à mãe, que lhe dava quando era criança livros (precisamente) sobre nomes para bebés. Após licenciar-se na Universidade de Nova Iorque, investiu noutras carreiras, entre elas, a de guionista. Já aí, a tarefa que considerava ser a “mais entusiasmante” não deixava esconder a sua verdadeira paixão: escolher os nomes das personagens.

É em 2015 que lança a conta de Instagram @whatsinababyname que, no momento de publicação deste artigo, contava com mais de 28 mil seguidores. Segundo o The New Yorker, os seus vídeos foram vistos mais de 1,7 milhões de vezes e, num deles, explica como lidar com o arrependimento na escolha de um nome. Num post de fevereiro admitiu que no início só queria “partilhar o amor por nomes de bebés”, porém a conta transformou-se num negócio, algo que “nunca” imaginou.

Como cidadã do século XXI, não abdica de ter uma página na rede social TikTok. Num dos vídeos mais populares, respondeu à pergunta: Qual é um bom nome de menino para combinar com Calliope? “Ó meu Deus, Calliope é de sonho!”, reagiu, e depois atirou alguns nomes: Florian, Barabas, Roscoe, Stavros e Balthazar.

Filmes e placas de rua são algumas das inspirações de Humphrey. Uma das fontes que mais gosta de usar é a base de dados da Segurança Social do país, que revela o declínio que os nomes relacionados a desastres tiveram, tais como Katrinaum dos piores furacões que atingiram os EUA teve a respetiva designação. Chamar um filho ou filha de Siri ou Alexa também não será uma tendência nos próximos tempos, considerou, já que os pais querem evitar tudo o que esteja associado a marcas. Sobre nomes populares, por sua vez, realçou que são “um sinal evidente de valores culturais e de ambições”.

Francisco e Maria voltam a ser os nomes mais comuns em 2021. Mas também houve Marcelos, um Éder e uma Georgina

Devido aos sucessivos confinamentos, que levaram as pessoas a dedicarem-se à jardinagem e à culinária, nomes longos estão a regressar. Ver o pão no forno ou as plantas a crescerem deu a paciência que faltava para pronunciar palavras polissilábicas, como Genevieve, Josephine e Theodore.

Ganhar a vida assim, revelou à People, apesar de parecer “fácil”, é “muito mais profundo e cheio de nuances” do que pode parecer: “O meu trabalho é dar apoio espiritual, emocional e físico aos meus clientes à medida que progridem na grande transição de vida que é tornarem-se pais“.

Humphrey sonha dar este “apoio espiritual, emocional e físico” a Britney Spears — que anunciou recentemente estar grávida — e Elon Musk, cujos filhos se chamam XÆA-Xii e Exa Dark Sideræl. Para a professional baby namer, as escolhas de Musk e da esposa Grimes são “incríveis” e representam “o auge da reflexão e da criatividade”. “Lembra-te: o que faz um bom nome não é a tua opinião sobre ele, mas como combina com a criança que o tem”, rematou.

Britney Spears anuncia terceira gravidez meses depois de se libertar da tutela do pai