789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Quero sempre vir a Portimão para ganhar, não é para ficar fora do top 5." Miguel Oliveira justifica qualificação com "problema técnico"

Este artigo tem mais de 2 anos

Miguel Oliveira não foi além do 11.º lugar na qualificação para o GP de Portugal depois de ter dominado nos treinos livres e justificou-se com um "problema técnico". "Não é o fim de nada", garantiu.

MotoGP Of Portugal - Qualifying
i

O piloto da KTM viu Johann Zarco, antigo colega de equipa, ficar com a pole-position no Algarve

Getty Images

O piloto da KTM viu Johann Zarco, antigo colega de equipa, ficar com a pole-position no Algarve

Getty Images

O Observador viajou a convite da Philip Morris International

As expectativas foram aumentando à medida que o fim de semana avançou. Miguel Oliveira foi o mais rápido nos tempos combinados das três sessões de treinos livres, voltou a ser o melhor na quarta ida à pista e entrou na Q2, para onde se tinha apurado diretamente, com a ideia clara de que podia lutar por uma pole-position que o deixava bem posicionado para ganhar o Grande Prémio de Portugal. No fim dos 15 minutos de qualificação, porém, o piloto português não foi além do 11.º lugar. 

“Claro que estou desapontado. Não tive muita ajuda, devido a um pequeno contratempo técnico que tive. Mas não é o fim de nada. Queremos vir sempre competir em Portimão para ganhar, não é para ficar fora do top 5. Há que trabalhar nesse sentido amanhã [domingo]. Mas só depois do aquecimento é que teremos uma ideia mais clara e concreta de como será a corrida”, explicou Miguel Oliveira, que este domingo também não deverá contar com o piso molhado que normalmente o favorece.

Faltou a dança da chuva: Miguel Oliveira foi o mais rápido dos treinos livres mas sai de 11.º no GP de Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao olhar para a Q2, onde Johann Zarco acabou por conquistar a pole-position, foi possível perceber que o piloto da KTM demorou algum tempo a escolher uma estratégia e a atacar uma volta rápida com a intenção de conquistar uma das primeiras posições. Mais tarde, em declarações aos jornalistas, o português confirmou esse cenário e detalhou o problema que a mota teve.

“Para mim, demorou duas a três voltas para compreender verdadeiramente onde não ultrapassar e quando é que era possível atacar. Nestas condições, se fores dois segundos mais rápido do que os outros, estás lá. Mas penso que comecei um pouco mais lento. O problema técnico que tivemos quebrou um pouco o ritmo em duas das voltas e tive de o contornar. A última volta também foi cancelada devido às bandeiras amarelas… Esse tempo era um pouco melhor mas também era só uma posição”, atirou Miguel Oliveira, que também recordou que a gestão de pneus será um fator a ter em conta este domingo.

“Por exemplo, se usarmos os pneus de chuva, seguramente que vamos precisar de gerir, arrefecer e atacar outra vez. Mas com os slick [macios] já não é tão importante ter essa aderência extra, não ia fazer diferença com estas condições”, afirmou o piloto português. Assim, a sair no 11.º lugar, Miguel Oliveira terá de carimbar um arranque muito positivo para subir desde logo algumas posições nas primeiras voltas e almejar um resultado mais próximo daquilo que mostrou nos treinos livres. À entrada para o quinto Grande Prémio da época, o português no 9.º lugar do Mundial depois de ter vencido em Mandalika mas ter abandonado no Qatar e ficado fora do top 10 na Argentina e nos Estados Unidos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora